Prefeito Vilmar Cappellaro fechará 04 Escolas do interior de Lagoa Grande(PE) e decisão vem causando indignação nos pais de alunos e comunidades

DSC00287-768x576

Em Lagoa Grande no sertão de Pernambuco, o prefeito Vilmar Cappellaro(PMDB) já começa 2018 tomando medidas impopulares e uma delas vem através da Secretaria Municipal de Educação(SEDUC) onde estar prestes a executar uma ação no interior do município que já vem gerando polêmica.

Segundo informações, o prefeito Vilmar Cappellaro ainda este ano pretende fechar pelo menos 04 escolas de multi seriado do interior do município. As Escola Maria Juvanete Gomes de Alencar Viana, na comunidades de Rocinha, Escola Jorgito Pereira de Miranda na comunidade de Salinas, Sancho Pereira em Sombrio e Zózimo Antunes em São Mateus.

Se sentindo revoltados e indignados com esta ameaça das referidas escolas serem fechadas e, que consequentemente irá prejudicar os alunos, comunidades e pais de alunos já se mobilizam e vão bater de frente com o prefeito nesta decisão, considerada por eles como sendo absurda.

De acordo com relatos de pais de alunos, o secretário da pasta Willian Cesar, esteve recentemente na comunidade de Rocinha anunciando a decisão do fechamento das escolas e afirmou que a medida estaria sendo motivada devido uma recomendação do Ministério Público.

O Lagoa Grande Notícias entrevistou o senhor Evanildo Barros Amorim, ele que mora na Comunidade de Rocinha e pai de duas alunas que estudam na Escola Maria Juvanete Gomes de Alencar Viana, localizada naquela comunidade, ele se mostrando indignado, fez várias críticas a postura do prefeito Vilmar Cappellaro e do secretário Willian Cesar.

Confira:

Como os pais de alunos receberam esta notícia?

“Nós tivemos a notícia assim que o senhor secretário andou lá e comunicou que a escola seria fechada, não só da Rocinha, mas a de São Mateus, Salinas e Sombrio alegando que os multi seriados era uma escola que vivia nos anos 40, elas é uma escola que não tem desenvolvimento”, informou o senhor Evanildo.

A contradição

Segundo o pai, o secretário mesmo tentando argumentar o fechamento das escolas, por mais de uma vez foi contraditório em suas palavras, quando afirma que as escolas vivem no passado e, em seguida o secretário Willian Cesar, destaca que uma das escolas a serem fechadas recebeu um prêmio como Escola Destaque do município.

“Onde na mesma da hora ele (secretário) se contradiz com as próprias palavras, que ele disse que a Escola de Salinas teria recebido um prêmio como a Escola Destaque no município de Lagoa Grande, isso ele explicando… eu esperei ele terminar a fala dele,  e eu perguntei a ele: – Porque ele queria fechar dizendo que as escolas viviam nos anos 40, não tinha desenvolvimento e, porque não foi de Vermelhos ou Lagoa Grande, Jutai ou Açude Saco, que  teria ganhado esse prêmio como Escola Destaque?”, rebateu  Evanildo.

Dupla Contradição

Logo em seguida o pai voltou a afirmar diante do que disse o secretário, o mesmo mais uma vez teria entrado em contradição, confira:

Dizendo ele que a zona rural tinha esse grande problema e, ao mesmo instante ele se contradiz com as próprias palavras, depois se contradiz com as próprias palavras de novo, dizendo que a área urbana é menos desenvolvida que a área rural, onde a zona rural os alunos são bem desenvolvidos que a área urbana”, frisou Evanildo.

Como receberam a notícia do fechamento das escolas?

“Primeiro a gente já sabia por causa de comentários, um dizia pro outro, mas oficialmente a gente só fiquemos sabendo na escola, que ele (o secretario Cesar) foi lá e oficialmente, e oficialmente chegou na escola e comunicou”, explicou Evanildo.

Qual a justificativa dada pelo secretário para fechar as escolas?

“A justificativa é que ele disse que multi seriado não tinha desenvolvimento, foi onde eu apresentei a ele e disse a ele que olhasse o histórico da escola.   Quantos professores de lá de dentro são formados hoje e, partiram de lá… tem padre que saiu de lá, tem vereadora hoje, já teve um, hoje tem outro. Todos saíram dessa escola, onde a professora começou e se aposentou agora ano passado lá, quer dizer que uma escola dessa se ela fosse uma escola que viesse sendo negativa, eu mais que ninguém, tenho duas filhas lá dentro, eu seria o primeiro a concordar que ela fechasse”, pontuou o pai.

Segundo Evanildo, a escola tem uma excelente professora e que os alunos tem um ótimo desempenho e que todos os pais reconhecem.

Circulou uma informação que a decisão de fechar as escolas seria uma RECOMENDAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO, essa informação chegou até os pais?

“Chegou através dele Cesar, dizendo que era através do Ministério Público e, ele taria sendo também pressionado pela Promotória, esse argumento ele chegou lá e disse, só que eu pessoalmente acho que até…tem questão política pelo meio, porque…no começo do ano passado, eles queria locomover uns alunos que só rodava seis quilômetros para a nossa escola, eles queria locomover os alunos, rodar 30 quilômetros de pista pra levar pra Jutai, já pra tirar, eles tão cruzando rota de carros de alunos aonde tão gastando mais pra ir buscar uns alunos pra levar pra Jutai, onde a escola seria mais perto a da Rocinha”, explica Evanildo.

Evanildo disse que diante da fala do secretário Willian Cesar, ele fez um questionamento lógico:

“Eu procure ao próprio secretário, fiz uma pergunta a ele; onde deveria se estudar o aluno se ele morasse em determinado lugar que tivesse duas escolas? Ele me disse que era a mais perto, foi só o que eu queria saber, e no que ele disse que era a mais perto, eu procurei a ele porque ele tava tirando os alunos de tão longe pra levar pra Jutaí? Ele não me respondeu, ficou sem explicação”, afirma Evanildo.

Aumenta os custos do Transportes Escolar com o deslocamento?

“Com certeza muito mais, dobrar, e multiplicar porque os alunos o máximo que roda lá é 6 no máximo 7 quilômetros que os alunos rodam dentro de um carro, sai tarde, dar tempo o aluno dormir tranquilo e chegar cedo na escola e chegar cedo em casa graças a adeus nessa parte ai…agora se for locomover, alunos vai ter que levantar 5 horas da manhã pra poder rodar”, destaca Evanildo Barros.

Perguntado se os pais já haviam procurado o Ministério Público pra obter mais informações desta decisão, o pai do aluno disse que por enquanto não, mas que iriam procurar a promotoria pública para os esclarecimentos e as providencias que poderão serem adotadas.

Postura do prefeito

Sem muito diálogo, Evanildo disse ter estado com o prefeito e a afirmação seria que as escolas seriam muito decadentes.

“Eu já tive conversando com o próprio prefeito Vilmar…Passei umas duas horas com ele em reunião, não ficou irrevogável sobre isso ai, só apresentou dizendo que era por causa das escolas que não tinha desenvolvimento, que era muito decadente”.

Diante do que disse o prefeito, o pai rebateu a tese:

“Só tem que eu disse a ele: Porque ele tava culpando as escolas da área rural por um índice de alfabetização do município, tava culpando a área rural, então teria que se ver a área urbana”, rebateu Evanildo.

Os pais e a comunidade com sentimento de revolta diante desta decisão do prefeito Vilmar Cappellaro estão realizando um abaixo assinado e nos próximos dias os pais de alunos estarão conversando com o Ministério Público na tentativa de barrar esta decisão.

Vale destacar que foi gasto um grande volume de recurso público para que todas essas escolas fossem totalmente reconstruídas na gestão passada  do ex prefeito Dhoni Amorim, ganhando uma nova estrutura e maior conforto, no entanto, com a decisão o município ficará no prejuízo com todos esses prédios abandonados.

O Lagoa Grande Notícias deixa o espaço aberto para o Ministério Público através da Promotoria e a Prefeitura de Lagoa Grande, através da Secretária de Educação e do excelentíssimo prefeito Vilmar Cappellaro, caso queiram fazer qualquer esclarecimento sobre o referido assunto.

 

Um comentário em “Prefeito Vilmar Cappellaro fechará 04 Escolas do interior de Lagoa Grande(PE) e decisão vem causando indignação nos pais de alunos e comunidades

  1. Esse e só um exemplo que os governantes do P M D B fazem, eles nunca constrói nada, só destrói , tira direitos dos trabalhadores, privatiza as empresas , Cuidado com As Armadilhas Que o Fernando bezerra ta aprontando, recebeu Emenda parlamentar como pagamentos do seu voto para manter os criminosos do partido dele no poder, agora ta iludindo os bobos a ir para tentar ser Governador do pernambuco ,Esse marginal deveria ta preso , não tentando se eleger governador, esse prefeito só e bom para meia duzia q recebeu um emprego, ser prefeito e muito mais que isso, fás um videozinho la no meio do mato limpando uma barragem que já estava feita , só isso ainda não disse a oque veio,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *