Senador Fernando Bezerra comemora garantia do produto a criadores nordestinos

15.02.17_Planalto_milho_2

Em cerimônia de anúncio da liberação de 200 mil toneladas de milho para alimentar rebanhos de criadores e também à agroindústria de pequeno porte da Região Nordeste, o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) foi citado, com destaque, pelas cinco autoridades que discursaram na solenidade, realizada nesta quarta-feira (15), no Palácio do Planalto. O socialista pernambucano foi prestigiado pelo presidente Michel Temer e o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, que conduziram a cerimônia, como também pelo presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE); o governador de Pernambuco, Paulo Câmara; e o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Marcelo Rodrigues Bezerra. Ao final da solenidade, Fernando Bezerra, Blairo Maggi e Paulo Câmara conversaram sobre a possibilidade de o governo federal restabelecer o “Programa do Milho”, de 2013, quando o senador era ministro da Integração Nacional.

15.02.17_Planalto_milho_1

A preocupação de Fernando Bezerra Coelho em manter os estoques de milho no Nordeste foi destacada, ontem (14), a Blairo Maggi (Agricultura). Durante audiência no gabinete do ministro, o líder do PSB no Senado sugeriu que o governo garantisse subsídios para a redução do preço do produto aos criadores. Tanto na audiência com o senador quanto na solenidade no Planalto, o ministro anunciou que o milho deverá ser ofertado pela metade do preço. “É uma grande notícia e um alívio para os nordestinos, que deverão enfrentar o quinto ano de seca prolongada”, comemorou Fernando Bezerra. Atualmente, os criadores compram a saca de milho por um valor médio de R$ 67. Com o subsídio do governo federal, por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), este valor deverá cair para R$ 33.

“Nosso objetivo é fazer o milho chegar a quem mais precisa e sem muita burocracia”, destacou o presidente Michel Temer. Para participar dos leilões da Conab, o agropecuarista precisa se inscrever no cadastro da Companhia relativo ao Programa Vendas em Balcão, que permite o acesso de criadores e de agroindústrias de pequeno porte aos estoques públicos de milho. O grão é o principal produto do programa e utilizado na alimentação de aves, bovinos, suínos, caprinos e ovinos. A estimativa da Conab é que a oferta de milho, nos moldes anunciados hoje, comesse no início do próximo mês de março.

DÍVIDA DOS ESTADOS – Nesta tarde, Fernando Bezerra Coelho participou de reunião do Fórum Permanente de Governadores com o presidente Eunício Oliveira. Uma das principais matérias destacadas como prioritárias pelos gestores estaduais foi a votação do Projeto de Lei do Senado (PLS) 204/2016, que trata da chamada “securitização das dívidas” dos estados (medida financeira voltada a incrementar as receitas públicas). Entre os governadores presentes ao encontro estavam o do Piauí, Wellington Dias; do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg; de Goiás, Marconi Perillo; do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão; do Amapá, Waldez Goes; de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja; e de Tocantins, Marcelo Mirando; além dos vice-governadores de São Paulo, Márcio França; do Maranhão, Carlos Brandão Júnior; do Amazonas, Henrique Oliveira; e do Espírito Santo, César Colnago.

Mais informações – Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *