Demonstrando preocupação com os trabalhadores da Fruticultura Irrigada do Vale do São Francisco, um projeto do vereador da oposição na Casa Plínio Amorim em Petrolina(PE) Gabriel Menezes(PSL), determina a distribuição gratuita pelas empresas de protetor solar.
Esse é um projeto que o vereador Gabriel Menezes julga de suma importância para quem trabalha na fruticultura irrigada, sendo inclusive, o seu primeiro projeto a ser dado entrada no mês de março na Casa Plinio Amorim.
“É um projeto que determina que as empresas da fruticultura irrigada que é o setor que mais emprega no vale do São Francisco, não só em Petrolina, forneçam gratuitamente protetor solar aos trabalhadores, irrisório que é algo em torno de apenas R$ 4 reais por mês por cada trabalhador”, explica o vereador.
Segundo o vereador, o câncer de pele tanto tem índice altos, assim como, são crescentes esses índices no vale, isso é o resultado de anos de exposição ao sol devido a região ter um sol bastante forte.
“Se o uso tornasse obrigatório, para independente da empresa ser pequena, média ou grande, mas ele for obrigatório, onde o trabalhador chegar para dar a sua diária ou fazer seu contrato ou de repente, até trabalhar mesmo efetivo, se tiver o protetor ele vai passar todos os dias, a longo prazo a gente vai ter um ganho muito grande, porque isso é um problema de saúde pública”, destaca Gabriel Menezes.
O vereador destaca ainda que o câncer de pele além de ser uma doença agressivo é uma das principais portas para a entrada de outros tipos de câncer no organismo do ser humano.
O projeto desde que foi dada entrada na Casa Plínio Amorim, encontra-se travada em tramitação das comissões.