Côrte Real: mudança na taxa de financiamento do BNDES pode afastar investidores do País

650

O deputado Jorge Côrte Real (PTB-PE) manifestou-se contra a Medida Provisória (MP) 777/17, que substitui a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) pela Taxa de Longo Prazo (TLP) nos financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Segundo o parlamentar, a MP põe em risco a linha de financiamento do banco e pode afastar investidores do País.

Côrte Real explicou que a TJLP é uma taxa normalmente ditada abaixo da inflação para fomentar investimentos. Já no caso da TLP, não há garantias de que será menor que a inflação.

“Mais do que nunca, estamos precisando de novos investimentos, principalmente em infraestrutura básica. A questão da TJLP pré-fixada abaixo da inflação é fundamental”, observou.
O parlamentar ainda discordou da tese de que a atual taxa financia apenas grandes empresas.

“Cabe a nós fazermos que esses créditos do BNDES cheguem às médias, pequenas e microempresas. Isso é uma questão política. Já está mais do que em tempo de esse crédito chegar a quem realmente gera emprego e democratiza a renda no nosso País”, defendeu.

Relatório

A comissão mista que analisa a MP 777/17 vai votar o relatório do deputado Betinho Gomes (PSDB-PE) na próxima terça-feira (22).

A TLP será usada como referência para os contratos do banco a partir de 1° de janeiro de 2018, sendo definida com base na inflação (IPCA) e nos juros pagos pelo governo em um título público (NTN-B, com prazo de resgate de cinco anos).

Reportagem PTB NA CÂMARA – Celimar de Meneses, com a colaboração de Regina Mesquita e sob a supervisão de Renata Tôrres
Foto – Jotaric
Leia a matéria completa em: https://goo.gl/t5ZxSr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *