Adutora de Jutai foi tema de audiência pública realizada pela Câmara de Vereadores de Lagoa Grande nesta sexta(24) com a presença de várias autoridades

DSC00229

DSC00251

DSC00317

DSC00258

DSC00436

Nesta sexta(24), a Câmara de Vereadores de Vereadores de Lagoa Grande no Sertão de Pernambuco, realizou uma audiência pública para discutir a implantação de uma adutora para o distrito de Jutaí e região, um sonho e uma reivindicação antiga daquela população.

A reivindicação ganhou força a pouco mais de dois meses quando foi formado o Movimento Popular organizado “Sou Jutaí”, através de Jaime Alencar que com o apoio da Câmara de Vereadores, que deu o ponta pé inicial para que acontecesse uma mobilização entre população e políticos da região realizando  essa audiência, presidida pela presidente da Casa Zeferino Nunes Iara Evangelista.

Além da população que compareceu em massa, a audiência  reuniu autoridades políticas e representantes de órgãos estaduais e federais,  como, o Gerente Regional do IPA, Batista, o Superintendente da  Codevasf, Arivalter Cordeiro, o Deputado Federal Gonzaga Patriota, Ivo Lopes, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais(STR), Gildenete Gomes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar(SINTRAF),  dos vereadores Alvanir Gomes, Edneuza Lafaiete, Fernando Angelim, Nena Gato, Carlinhos Ramos, Professor Vavá, Josafá e Lindaci, Chefe Distrital de Jutai Ericsson Rodrigues, prefeito Vilmar Cappellaro e o vice Italo Ferreira, o presidente da Associação dos Vaqueiros de Jutai, Joaquim da Rocinha,  o senador Fernando Bezerra e o deputado licenciado Fernando Filho, estiveram representados pelo assessor Pedro Brandão, o Deputado Federal Adalberto Cavalcante esteve representado por seu irmão Raimundinho Cavalcante.

O evento contou com a presença dos  ex prefeitos Robson Amorim e Dhoni Amorim, dos ex secretários de Agricultura, José de Oliveira e de Educação, Daniel Torres, também estiveram presentes, a cordealista Abia Lorrany e os atuais Secretários de Educação, Willian César e Agricultura, Reginaldo Alencar e  presidentes de Associações Rurais do município.

A Codevasf fez uma explanação do projeto básico e que será transformado em projeto executivo onde a extensão da adutora é de cerca de 60 Km, onde levará água para o  consumo  de mais de  5 mil habitantes na região e que sofre todos os anos com a estiagem prolongada.

Serão 32 comunidades a serem beneficiadas, tendo como principal a de Jutaí e o Superintendente já adiantou que a licitação para o projeto executivo deverá sair até o próximo mês.

“Vamos correr para preparar a licitação da empresa que fará o projeto executivo. Quero sair com prazo e até 26 de dezembro, estaremos preparando a licitação para a elaboração dos projetos que faremos em janeiro. Essa é a orientação do nosso deputado, ministro Fernando Filho e do nosso senador Fernando Bezerra”, declarou Aurivalter Cordeiro.

O superintendente ressaltou que a decisão política é de grande importância  para uma obra como  dessa adutora e deve haver uma cobrança das emendas aos deputados da região.

“Com a transferência de emendas impositivas, temos mais segurança. É importante que se diga que temos apenas 6% do orçamento do governo, o resto dependemos de emendas parlamentares”, destacou  o superintendente da Codevasf.

A obra  está orçada em mais de R$ 19 milhões, uma obra grandiosa que vai beneficiar milhares de moradores da zona rural de Lagoa Grande em todo o seu percurso.

Nos próximos dias o Movimento Sou Jutai juntamente com a Câmara de Vereadores estará criando uma comissão para traçar todos os detalhes e encaminhamento desse projeto e acompanhar todo o processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *