Presidente Iara Evangelista e Joaquim da Rocinha participam de reunião com pais de alunos sobre fechamento da Escola São Braz no Barreiro Branco

28660402_493875051010544_8909027474258191303_n

Neste domingo(04), a presidente Iara Evangelista e o ex vereador Joaquim da Rocinha, a convite de pais de alunos estiveram participando de reunião no Assentamento Baixa do Juazeiro sobre a decisão do prefeito Vilmar Cappellaro através da Secretaria de Educação(SEDUC) em fechar a Escola São Braz no Barreiro Branco, interior de Lagoa Grande(PE).

A notícia foi dada na última quarta-feira(28) e que pegou os pais de alunos de surpresa, gerando uma grande preocupação e revolta por mais esta  decisão arbitrária da atual gestão em fechar mais uma escola de campo no interior do  município.

“Desde o final do ano de dezembro pra cá  a gente já participou de algumas reuniões eles querendo fechar algumas escola do interior e pra minha surpresa essa semana recebi a notícia que a escola de Barreio Branco iria fechar e, eu disse não, a gente não pode deixar isso acontecer, da mesma forma que a gente tá na luta pra não deixar fechar as quatro escolas do interior de Jutai, a gente também não pode deixar isso acontecer, da mesma forma que eu estou lutando pela outras escolas vou lutar por essa”, frisou a presidente Iara Evangelista.

28660911_403314680117143_88704146767715996_n

A vereadora foi procurada pelas mães onde a preocupação em que seus filhos de idade entre 4 e 9 anos no horário que irão acordar pela madrugada, assim como, o risco no transporte por estas crianças acordarem tão cedo e ainda não iriam conseguir se alimentar adequadamente e pelo horário que sai e chegará em casa.

“E nesse momento eu acho que a gente tem que ter união, se unir e ir conversar com o secretário conversar até com o prefeito, já tive conversando com o prefeito sobre essas nucleações, não podemos cruzar os braços”, pontuou Iara.

A vereadora disse que já entrou em contato com o secretário de educação e questionou o que tava acontecendo e, foi colocado pelo secretário que há uma questão que alguns pais querem matricular seus filho na sede, no caso, uma quantidade de 07 alunos. E sendo que há uma quantidade hoje de 20 alunos onde os pais querem que continuem estudando na Escola São Braz.

As mães alegam não terem recebido nenhuma comunicação oficial da secretaria de educação como também o secretário não se reuniu com os pais para falar do assunto, apenas estiveram dois coordenadores em uma reunião marcada as pressas na última quarta(28) com as mães onde os coordenadores colocaram a decisão de fechar a escola no prazo de trinta dias.

28576207_403314800117131_8233313786541442604_n

“Ele começou dizendo que ia fechar, disse que ia fechar daqui pro final do mês, mas ia levar o caso, mas ninguém aceitou, mas viria novamente fazer uma reunião com nós pra decidirmos pra onde nossos filhos iriam”, relatou um das mães.

Em menos de dois dias após, sem se reunir novamente com as mães, um dos coordenadores da SEDUC esteve na comunidade para dizer a professora que a escola já estava fechada e que a partir desta segunda os alunos deveria serem enviados para a sede, isso sem nenhum aluno estar matriculado com autorização dos pais.

A decisão repentina caiu como uma bomba e deixou os pais em choque diante da notícia que os alunos já teriam que serem enviados para estudarem na sede.

Após ouvir os pais, para o ex vereador Joaquim, deve-se entender que há pessoas e que não devem ser tratados de qualquer jeito, deve sentar e conversar com o prefeito e secretário e até mesmo levar o assunto ao mistério público e se comprometeu no apoio aos pais.

“Estamos ao lado de vocês, essa luta não é só de vocês é nossa também, estaremos apoiando, assim como, os nossos vereadores da oposição que estão nessa luta pelas demais escolas da região de Jutai, essa é uma luta que iremos trava junto com vocês”, assegurou Joaquim da Rocinha.

Segundo os pais, o primeiro aluno a ser recolhido na rota do transporte para levar para a sede teria que acordar pelo menos ás quatro horas da manhã para chegar no horário na escola, alunos que variam de quatro a nove anos de idade.

E recebemos a informação, que mesmo sem entrar em consenso com os pais e os alunos e consequentemente os mesmos não estarem matriculados em nenhuma escola da sede, mesmo assim, na manhã de hoje(05), a Secretaria de Educação enviou um carro para transportar os alunos, mas os pais não os enviaram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *