No último final de semana, o secretário de Agricultura de Lagoa Grande Reginaldo Alencar acompanhado do vereador Fernando Angelim(PPS), estiveram visitando o interior do município e constatam o potencial da agricultura familiar.
A convite do agricultor Edmar Lopes, popularmente conhecido como Batoré o secretário e o vereador estiveram visitando a propriedade do mesmo na Fazenda Tanque.
O objetivo foi mostrar ao secretário Reginaldo Alencar e vereador Fernando Angelim a importância da implantação de pequenas ações voltadas para o interior, onde neste caso, um pequeno espaço de terra, 02 hectares é possível a agricultura familiar produzir com diferencial e com qualidade, principalmente livre de agrotóxicos, porém daí se necessita de algumas ações estruturadoras.
Na referida propriedade, o pequeno agricultor dispõe de uma pequena área onde é plantado melancia consorciada com manga, maracujá e até mesmo alguns mudas de uva, para tudo isso, utilizando água de um poço artesiano perfurado na propriedade com uma vazão de 06 mil litros por hora e equipado com uma pequena bomba.
O agricultor necessita expandir com melhor estrutura contribuindo para o crescimento da agricultura familiar no município, fez algumas reivindicações ao secretário e ao vereador, entre elas, a parceria entre secretaria de agricultura e o mesmo, para a construção de um reservatório de água que contribuirá para o desenvolvimento e crescimento do seu projeto dentro da agricultura familiar.
“Como pode ver precisamos estar buscando o nosso crescimento dentro da agricultura familiar do nosso município e pra isso, temos que buscar a parceria e neste caso, o que estou necessitando é de uma máquina para escavar um buraco para a construção de reservatório de água, o que facilitará e melhorará as condições de plantar outras culturas aqui em minha propriedade onde estou também gerando emprego e renda”, diz o agricultor Batoré.
Constatado o empenho e a dedicação do agricultor pela terra, Alencar e o vereador Fernando Angelim se comprometeram em estar viabilizando esta parceria com o agricultor onde a secretaria de agricultura entra com a máquina e o agricultor com o combustível para realizar o serviço.
“É muito gratificante ver esse empenho do agricultor em estar querendo estar crescendo mesmo sem ter as condições estruturais, mas que busca essa condição e nessa propriedade podemos ver que a agricultura familiar tem um grande potencial desde que tenhamos, o poder público dando o apoio necessário e, neste caso estaremos sim fazendo esta parceria com o agricultor”, disse o secretário Reginaldo Alencar.
Já o vereador Fernando Angelim disse ter ficado impressionado com o pequeno espaço de terra podendo ter uma variedade de culturas e com um grande potencial.
“Nós podemos ver que a agricultura familiar mesmo que seja na área de sequeiro tem contribuído e muito, pesar das dificuldades, principalmente quando se tem a falta d´água, temos que que buscar estar apoiando essas iniciativas dos pequenos produtores, para que eles possam estar gerando frutos e renda”, frisou o Fernando Angelim.
Na propriedade o agricultor foi este ano beneficiado com o programa Terra Pronta da secretaria de agricultura do município, onde fez a aração de 2 hectares para a plantação de capim, milho e feijão.Na sua propriedade além disso, Batoré também é criador de caprinos e ovinos.