A Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e juventude, realizou nos dias 21 e 22/04 o Ciclotur, o projeto de Roteirização Turística em parceria com 36 ciclistas das Equipes Damas do Pedal e Sertão Bike de Curaçá, onde percorreram mais 86 quilômetros de Curaçá a Patamuté. Na oportunidade participou também os convidados Amigos da Bike da cidade vizinha, Santa Maria da Boa Vista.
O objetivo do Projeto de Roteirização Turística é a criação da rota de turismo denominado CICLOTUR. Desde o mês de setembro do ano de 2017, foi apresentada a proposta inicial pela Gerente de Turismo Saadia Reis. A proposta inicial é que sejam contemplados pontos que já possuem um potencial turístico, a exemplo da Gruta de Patamuté, local considerado santuário popular do Sagrado Coração de Jesus.
Durante o percurso, a equipe da Secretaria e os ciclistas passaram pela a fazenda Pau de Colher/ Patamuté, onde todos foram recepcionados calorosamente pelos moradores, seguindo para a Gruta de Patamuté e sede do Distrito, quando foi servido um almoço no Restaurante de Maninho. A pernoite aconteceu na Fazenda Ouricuri, onde no dia seguinte foi contemplado dentro da referida propriedade, pontos marcantes da história do cangaço no sertão, como a Toca de Lampião, as fornalhas de produção de pólvoras, usadas na Guerra de Canudos, o Berçário dos papagaios, e ainda a fauna e flora na Serra da Borracha.
A programação foi encerrada no Povoado do São Bento, tendo sido servido almoço às equipes, organizado pelo o Senhor José Afonso. O evento contou com a parceria de Raimundo e Dona Josefa da fazenda – Pau de Colher, Theodomiro Mendes – Fazenda Ouricuri, Familiares dos Ciclistas, Gerência de Transporte Escolar, Lelé Ramos ,Verdim e Juscelita Rosa.]
Ascom Prefeitura Municipal de Curaçá