Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa Grande divulga nota de esclarecimento sobre negativa de tratamento a paciente

Resultado de imagem para nota de esclarecimento

A secretaria Municipal de Saúde de Lagoa Grande (SESAU), divulgou nota de esclarecimento sobre um fato que noticiado nesta quarta(2) em blog´s da cidade, onde dar conta que a Secretaria de Saúde de Lagoa Grande teria negado tratamento a uma paciente diagnosticada como sendo portadora de Hepatopatia crônica avançada e possui varizes de esófago de grosso calibre, com grande risco, sangramento e morte.

Na nota divulgada a Secretaria de Saúde criticou o conteúdo da matéria e classificou a noticia como sendo equivocada e que foi veiculada sem o devido critério e princípio básico do jornalismo.

Confira a nota:

Vamos aos fatos: A filha da referida senhora, procurou a secretaria da Saúde expôs a situação da mãe apresentou receita e solicitação de exame. De pronto, a secretaria da Saúde, encaminhou a paciente para o procedimento dos referidos exames na UPAE Petrolina (local conveniado da Prefeitura e de referência para exames e cirurgias de média e alta complexidades), em ato contínuo ofereceu toda a medicação recomendada pelo médico, tudo por conta do município de Lagoa Grande.

Após este procedimento a filha retornou à secretaria, com exigências que não competem a Rede SUS. Mesmo recebendo as orientações, não satisfeita, se dirigiu à Prefeitura para exigir que a cirurgia da mãe fosse feita e paga pelo município em Unidade particular. Lá, a mesma foi orientada que, a cirurgia só poderia ser feita pelo mesmo médico e no mesmo local da consulta – UPAE, e que todo o material necessário para a cirurgia seriam pagos pela secretaria, a mesma não aceitou, fazendo diversas alegações dizendo que só aceitaria fazer particular, de preferência no hospital Neurocardio. Neste caso, como o município não dispõe de convenio com esta unidade hospitalar, não havendo forma legal de pagar o tratamento particular, ofertou o tratamento pelo TFD em Recife, com todas as despesas custeadas pelo município e novamente a filha recusou.

Também foi solicitada a feitura de novos laudos atualizados, pois os que estavam em seu poder se encontravam vencidos, ao atualizar novo laudo datado em 27 de abril (sexta-feira), com seguido fim de semana e feriado prolongado, na quarta (02/05) ontem, de posse de um novo laudo, a pessoa não compareceu mais a secretaria e, procurou o Blog que não teve o devido cuidado para solicitar da secretaria a sua versão e noticiou o fato dando a entender que houve má fé da secretaria da Saúde, o que em nenhum momento aconteceu. A secretaria municipal da Saúde, bem como a Prefeitura, reafirmam o seu compromisso com a atenção básica da Saúde da população, incluindo o Tratamento Fora do Domicílio – TFD, em acordo com as prerrogativas legais e determinadas pelo Ministério da Saúde gratuitamente. A Central de Regulação Ambulatorial de Lagoa Grande continua a disposição desta senhora e de todo o cidadão, todos os dias, na sede da secretaria.

ASCOM 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *