Jarbas é notificado pelo TRE por uso irregular de pesquisa no Guia

238545,930,80,0,0,930,522,0,0,0,0

candidato ao Senado pela Frente Popular, Jarbas Vasconcelos, foi recebeuu notificação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), por causa da utilização de pesquisa de forma irregularno Guia Eleitoral. A decisão proíbe Jarbas de veicular aquele guia, sob pena de multa de R$ 5 mil, caso seja veiculado. Por meio de sua assessoria, Jarbas esclareceu ao Blog da Folha que a notificação é apenas uma advertência para adequação técnica do guia em questão, que já foi feita.

Durante a exibição do programa eleitoral de Jarbas Vasconcelos, exibido no último dia 31 de agosto, nos horários da tarde (das 13h às 13h07) e da noite (das 20h30 às 20h37), foram divulgadas três pesquisas eleitorais (Ipespe/FolhaPE, Ibope/Globo e Datafolha/Globo), sem, no entanto, constar as informações exigidas pela norma legal.

“Os artigos 10 e 14 da Resolução TSE nº 23.549/2017 e art. 71 da Resolução TSE nº 23.551/2017, consagram, na divulgação de resultados de pesquisas no horário eleitoral, a obrigatoriedade da informação, com clareza, do período de realização da coleta de dados, da margem de erro, tudo no intuito de evitar induzimento ao erro. O perigo de dano pode ser extraído da própria da norma, uma vez que a sua ratio intenção foi assegurar que o modo de apresentação dos resultados não induza a erro em relação aos demais”, explica, na sua decisão, o Desembargador Stênio José de Souza Neiva Coêlho.

Folha de PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *