Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) destacou, no Plenário do Senado, que os petrolinenses têm “mais um motivo para comemorar”. No mês em que a cidade natal do senador completa 123 anos, Petrolina superou – segundo os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017 – as metas previstas para o ano, em todos os níveis da educação fundamental, determinadas pelo Ministério da Educação. O município obteve o maior índice entre as cidades de Pernambuco com mais de 100 mil habitantes.
“Faço esse registro da performance na área de educação, que é conquistada pela administração do prefeito Miguel Coelho”, ressaltou Bezerra Coelho, na noite desta terça-feira (4). “Nos anos iniciais, Petrolina conseguiu nota 5.8, ultrapassando a projeção que era de 5.0, sendo superior também à média de Pernambuco (4.1), do Nordeste (4.9) e à do próprio país (5.6)”, comemorou o senador.
O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (3) pelo Ministério da Educação. O Ideb é levantado a cada dois anos para os anos iniciais e finais do ensino fundamental e também para o ensino médio. O índice é calculado pelo governo federal a partir de dois componentes: a taxa de aprovação das escolas e as médias de desempenho dos alunos em uma avaliação de matemática e português.
Confira a íntegra do pronunciamento do senador Fernando Bezerra Coelho:
“Neste mês, sr. presidente, a minha cidade natal, a cidade de Petrolina, celebra seus 123 anos. E os petrolinenses têm mais um motivo para comemorar.
Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), de 2017, foram divulgados nesta segunda-feira. A cidade superou as metas previstas para o ano, em todos os níveis da educação fundamental, determinadas pelo Ministério da Educação e obteve o maior índice entre as cidades de Pernambuco com mais de 100 mil habitantes.
Nos anos iniciais, Petrolina conseguiu nota 5.8, ultrapassando a projeção que era de 5.0, sendo superior também à média de Pernambuco (4.1), do Nordeste (4.9) e à do próprio país (5.6). Com a nota, a cidade se mantém com a pontuação maior do que a projetada para o ano de 2021 e eleva os índices obtidos em 2015.
A escola com maior nota do Ideb neste quesito foi a escola Mãe Vitória (6,7), no Bairro do Jatobá. A unidade aumentou um ponto em relação ao último levantamento.
A Secretária de Educação, a professora Margareth Zaponi, expressa a sua alegria dizendo que “estão trabalhando para levar uma educação de qualidade para todos os estudantes de Petrolina, investindo na formação, qualificação dos professores e materiais pedagógicos, seguindo sempre orientação do prefeito Miguel Coelho.”.
Quero também destacar as notas nos anos finais.
[…] Petrolina também se destaca com a maior nota entre as cidades pernambucanas com mais de 100 mil habitantes. Com 4.9, a cidade supera a meta projetada para o ano e fica à frente de cidades como Caruaru, Olinda, Jaboatão e Recife. A Escola José de Araújo de Souza foi a unidade que obteve a maior nota no seguimento (6.0), média maior que a estadual, regional e nacional.
O resultado foi divulgado nesta segunda-feira pelo Ministério da Educação. O Ideb é levantado a cada dois anos para os anos iniciais e finais do ensino fundamental e também para o ensino médio. Ele é calculado pelo Governo Federal a partir de dois componentes: a taxa de aprovação das escolas e as médias de desempenho dos alunos em uma avaliação de matemática e português.
Portanto, sr. presidente, faço esse registro da performance na área de educação, que é conquistada pela administração do prefeito Miguel Coelho.
Muito obrigado.”