Depois de passar por uma segunda cirurgia de emergência, na noite desta quarta-feira (12), o candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, está se recuperando sem febre ou complicações. Ele voltou a receber tratamento intensivo no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O candidato passou pela segunda cirurgia de emergência em seis dias.
O hospital informou que ele estava com obstrução intestinal, confirmada por uma tomografia. E que foi levado para o centro cirúrgico. Veja como foi a cirurgia:
- Os médicos reabriram o corte da primeira cirurgia e encontraram a obstrução numa alça do intestino delgado, que fica na parte esquerda do abdômen.
- Ela foi provocada por aderências em áreas inflamadas das paredes do intestino.
- Nesse lugar, a passagem do suco entérico – que vem do estômago – ficou interrompida e o líquido começou a se acumular.
Veja como foi a segunda cirurgia de emergência de Jair Bolsonaro
- Isso fez a pressão aumentar e rompeu os pontos que fechavam um dos cortes provocados pela facada. Um pouco do líquido vazou.
- O cirurgião conseguiu desfazer a aderência com as mãos, sem precisar cortar.
- Em seguida, a sutura foi refeita e o médico fechou a abertura na parede do tubo.
- O material que tinha vazado foi todo retirado.
- A cirurgia durou uma hora e Jair Bolsonaro voltou a ter atendimento de terapia intensiva.
- Durante a cirurgia, todos os outros pontos que poderiam provocar novas obstruções foram tratados, para diminuir o risco de o problema se repetir.
Paredes do intestino de Bolsonaro ficaram inflamadas e provocaram aderências — Foto: TV Globo/Reprodução
Alimentação com soro
Jair Bolsonaro voltou a ser alimentado somente com soro e nutrientes injetados na veia.
Depois de uma cirurgia como a desta quarta-feira, o intestino do paciente para de funcionar. Só depois que o órgão voltar a ter atividade, a equipe médica vai decidir quando ele poderá comer e que tipo de dieta vai ser oferecida.
No fim do dia, um novo boletim médico informou que Bolsonaro está estável, sem sangramentos ou outras complicações . Ele permanece sem febre e sem sinal de infecção.
Jair Bolsonaro passou o dia na companhia da mulher e um dos filhos.
O candidato do PSL publicou uma mensagem de agradecimento nas redes sociais.
Bolsonaro escreveu: “Aos que se preocuparam e fizeram suas orações na noite passada o meu muito obrigado! Tudo correu bem, graças a Deus e aos que estão cuidando de minha saúde e recuperação, faxineiros, enfermeiros, psicólogo, fisioterapeuta e médicos. Seguimos firmes.”
‘Evolução clínica estável’
Boletim de Jair Bolsonaro divulgado na noite desta quinta-feira — Foto: Alexandre Mauro/G1
Segundo boletim médico divulgado pelo hospital à noite, Bolsonaro apresenta uma evolução clínica estável. Ainda de acordo com o Hospital, Bolsonaro está recebendo analgésicos para controle de dor e não apresentou sangramentos ou outras complicações após o procedimento.
“Permanece afebril, sem sinais de infecção e com função renal normal. Se mantém em jejum oral e com alimentação parenteral (endovenosa) exclusiva. Ainda não há previsão de alta da UTI”, diz o boletim.
Boletim médico de Jair Bolsonaro divulgado no início da noite desta quinta-feira (13) — Foto: Reprodução