Na sessão desta terça(06) da Casa Zeferino Nunes, um importante assunto veio a debate trazido pelo cantor e compositor Emanoel Carvalho, sobre a junção do Distrito de Izacolandia com Lagoa Grande(PE).
O Distrito de Izacolandia que pertence ao município de Petrolina está ligado a Lagoa Grande em diversos aspectos e apenas limitado por uma ponte que separa os dois municípios, onde grande parte da população de Izacolandia são atendidos nas suas diversas necessidades.
Emanoel começou sua falando destacando que sua presença naquela casa legislativa era como cidadão que nasceu e se criou na comunidade de Izacolandia e tendo uma boa relação a três anos é morador da cidade de Lagoa Grande e passadas as eleições vem iniciando o debate sobre esta junção.
“A minha vida até aqui é como um sim é um cidadão né muitos me conhecem sabe que eu nasci. Na comunidade Izacolândia vizinho daqui de Lagoa Grande mas sempre tive uma relação muito boa com Lagoa Grande, tanto é que passei a morar a três anos aqui e, tem uma coisa que desde 2012 eu venho apertando na tecla, mas eu tive que tomar iniciativa agora deixei passar a eleição pra depois não misturar política com o sonho né, com a ideia como qualquer uma pessoa que sonha”, disse Emanoel.
Além de Emanoel Carvalho, uma outra figura que também vem encabeçando efortalecendo o movimento da referida junção, é Alírio Reis, ele que teve um papel importantíssimo no movimento que resultou na emancipação de Lagoa Grande e disse que seu objetivo é levar a ideia a rua com o apoio dos vereadores da Casa Zeferino Nunes, isso diante da situação em que vivem aquela população.
“A minha vinda aqui como me referir como cidadão, é pedir aos vereadores para fortalecer essa ideia, levar essa ideia a praça que não é comparado a emancipação política de Izacolândia que eu também fiz parte da comissão, é mais vamos se dizer…é mais realista, é uma ideia muito mais realista do que emancipar um povoado que nem Izacolândia não é desmerecendo né Tenho muito orgulho de dizer que sou de lá mas eu fico muito triste com a situação que vive as pessoas de lá”, frisou Emanoel Carvalho.
Para ele a logística é clara e precisa ser feito um trabalho de conscientização explicando os pontos positivos favoráveis e as suas potencialidades e, cita a Compesa que pertence a Lagoa Grande, no entanto, está localizada em Izacolandia, assim como, os prédio públicos que poderão serem anexados a Lagoa Grande, e que a economia pública e privada iria se fortalecer.
“A União eu creio, que tem mais interesse, ela tem mais interesse em incorporar(…) do que emancipar, porque incorporando ela na verdade vai desmembrar, vamos se dizer assim… um pouquinho comparada a Petrolina do FPM de Petrolina, não vai mexer em União não vai mexer em recurso público”, explica ele.
Ele disse ainda que acha ser difícil Izacolandia ser emancipada pois irar com a formação de uma prefeitura e câmera de vereadores irá gerar custos em época de finanças públicas em cortes, o que não é de interesse do governo federal.
O debate foi reforçado pelos vereadores da Casa Zeferino Nunes onde que se colocaram como interessados nesta junção mas que a decisão final partirá da vontade da população que poderá tornar Izacolandia pertencente a Lagoa Grande e o próximo passo a segui certamente deverá ser a convocação da população para uma audiência pública para discutir a anexação daquele distrito a Lagoa Grande.