Nota de Repúdio do Sindicato dos Enfermeiros no Estado de Pernambuco (SEEPE)

images

O Sindicato dos Enfermeiros no Estado de Pernambuco (SEEPE) vem, através de sua diretoria, manifestar sua indignação frente ao Edital de Concurso Público divulgado pela Prefeitura de Petrolina, no qual oferta baixos salários para os enfermeiros.

De acordo com o referido edital os salários previstos são de R$ 1.784,74 para a jornada de trabalho de 40 horas semanais e R$ 1.075,07 para a jornada de 30 horas semanais, contrariando a média salarial usualmente paga aos profissionais em outros municípios, sendo muito abaixo do praticado nos estabelecimentos públicos do nosso Estado.

A remuneração proposta para os enfermeiros demonstra a desvalorização da categoria. Uma profissão historicamente marcada pelo compromisso com a saúde, estando presente na maioria das ações preconizadas pelo Sistema Único de Saúde, sendo responsável por 80% das atividades laborais desenvolvidas no ambiente de saúde e que tem como principal função garantir assistência, prevenção, promoção, reabilitação e a manutenção da saúde das pessoas.

Entendemos que é urgente a luta da categoria pela aprovação do piso salarial estadual, para evitar que futuros constrangimentos como o ocorrido neste edital e em outros divulgados recentemente se repitam. Para isso, precisamos da presença e participação de todos e todas junto à Assembleia Legislativa para pressionar o governo à aprovar a Lei do Piso Salarial da Enfermagem.

Em face da desvalorização constatada no edital do certame, *orientamos que os enfermeiros não se inscrevam no processo seletivo* e, enquanto Sindicato, iremos buscar os meios possíveis para alteração do salário oferecido.

Diretoria SEEPE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *