Em Lagoa Grande no sertão de Pernambuco, entra para história política da Capital da Uva e do vinho, a gestão da jovem vereadora Iara Evangelista(PSB) como presidente da Casa Zeferino Nunes.
Iara deixou a presidência do legislativo Lagoagrandense na última segunda (31/12) após cumprir os dois anos e mandatos no comando da mesa diretora, onde sua gestão chega ao fim com uma repercussão positiva recebendo elogios até mesmo dos que fazem parte do governo do prefeito Vilmar Cappellaro(MDB).
Iara tem usado a imprensa para fazer agradecimentos e destacar os dois anos da sua gestão, prestando contas a população dos seus dois anos de gestão como presidente da Casa Zeferino Nunes.
Na última segunda(31) Iara esteve na Rádio Lagoa Grande FM e nesta quarta(02) na Rádio Grande Rio AM. Em entrevista ao Programa Opinião, a ex presidente falou dos dois anos como presidente.
“Foram dois anos de muitos desafios, mas de muitas experiências e, sai com o sentimento de dever cumprido, com certeza ficou algumas coisas a fazer, mas sai com esse sentimento porque durante a minha gestão teve um marco diferente porque o orçamento da casa foi apertado, tive que pagar a 12 vereadores, somos 11 e teve que pagar 12”, explicou Iara.
De acordo com a ex presidente Iara, o orçamento foi apertado devido ter a mesma ter que pagar salário a 12 vereadores, sendo que a casa possui apenas 11, mas devido um dos vereadores estar licenciado como assumindo secretaria, o mesmo optou pelo salário da câmara, o que por lei o mesmo tem esse direito.
Outra despesa que segundo Iara que fez apertar mais ainda o orçamento, foi que a justiça concedeu direito aos vereadores receberem o 13º salário, assim como, a justiça deu direito aos vereadores a terem 1/3 de férias. Dois direitos que em legislaturas anteriores os vereadores não tinham e, ganharam com ação na justiça impetrada pelos próprios edis.
“Mas nem por isso a gente deixou de fazer ações. Lá quando eu entrei na casa, não tinha o equipamento de som e, comprei todo o sistema, fizemos reformas tanto na parte interna como externa da câmara, além de várias outras compras”, frisou a ex presidente.
Iara ainda entregou faltando três dias para terminar seu mandato, um carro zero quilometro, isso conseguido com recurso próprio, graças a economia e sua boa gestão realizada.
“Tentei fazer o melhor possível, também com muito dialogo com todos vereadores e com boa relação com todos eles, e sabemos que nem tudo é perfeito, algo deixou á fazer, mas o que foi do nosso alcance a fez para que se cumprisse realmente o papel da presidência da câmara”, destacou Iara.
Agora com o vereador Josafá Pereira assumindo a presidência da Casa Zeferino Nunes, o compromisso assumido a dois anos atrás, segundo Iara, foi cumprido com o mesmo quando ele a apoiou para sair candidata a presidência da mesa diretora da Casa e eleita com o voto decisivo de Josafá, quando ao mesmo tempo se cumprindo o acordo, Josafá foi eleito presidente com o voto da vereadora Iara.
Vale destacar que isso somente foi possível graças a união e articulação de Josafá com o grupo da oposição, após o mesmo ter sido escanteado pelo grupo do prefeito Vilmar Cappellaro, (grupo em que foi eleito), quando se colocou como candidato a presidência do legislativo e teve seu nome rifado, na época o preferido do prefeito foi o vereador Alvanir Gomes, que foi derrotado por Iara Evangelista.