Em Lagoa Grande no Sertão de Pernambuco, neste sábado(11) a categoria de educadores do município se sentiram valorizadas e reconhecidas nas pessoas das competentes professoras, Joelma Freire de Lima Torres, Marineve Freire de Lima, Marivânia Freire de Lima e Marivalda Freire de Lima, elas que foram agraciadas com os Titulo de Cidadãs Lagoagrandenses pela Câmara de Vereadores do município.
A solenidade presidida pelo vereador e presidente Josafá Pereira, foi bastante prestigiada não somente por familiares e amigos, mas por autoridades e lideranças políticas locais, a categoria de professores marcou presença em peso para prestigiar o ato considerado pela própria categoria de professores como sendo de grande importância o reconhecimento.
O vereador Professor Vavá foi o autor da outorga dos Títulos que foi aprovado por unanimidade entre os demais vereadores do poder legislativo, Casa Zeferino Nunes Gomes, em total reconhecimento pelos bons e relevantes serviços que foram e continuam sendo prestados pela quatro professoras no município de Lagoa Grande.
As ilustres e mais novas cidadãs de Lagoa Grande, são Filhas de Severino Raimundo Lima ( in memória) e Maria Alice Freire de Lima, pertencente a uma família formada por 10 filhos, sendo 8 educadoras e naturalizadas da pequena cidade sertaneja de Parnamirim-PE.
Todos os oradores fizeram questão de destacar e enaltecer o trabalho, a personalidade e a competência de cada uma delas em toda sua trajetória no campo educacional no município que deixa sua marca na evolução da educação.
Em seus discursos, as professoras Socorro Mendes e Monica Vasconcelos, o professor Daniel Torres, ele que é esposo da professora Joelma Freire e o também professor Varocildo Ramos, destacaram o reconhecimento pelo trabalho das homenageadas.
Outros que também em seus discursos destacaram o trabalho das irmã Freire de Lima, foram o ex-prefeito Robson Amorim e o ex vereador Joaquim da Rocinha as parabenizando pelo trabalho quem as mesma tem feito na educação do município.
O autor do projeto, o vereador Professor Vavá, ele que também é professor de educação física, foi enfático ao destacar a importância do reconhecimento aceita pelos demais vereadores e que marca uma história em Lagoa Grande na categoria de professores que também se sente representada e reconhecida diante do seu trabalho.
Em seus discursos carregados de muita emoção cada uma relembrou sua história de vida, as irmãs Freire de Lima, falaram um pouco da sua trajetória desde sua cidade natal Parnamirim até o dias de hoje em Lagoa Grande, onde agora são oficialmente reconhecidas como filhas desta cidade que as acolheram e as consagraram educadoras e fizeram vários agradecimentos.
O evento contou com a presença dos vereadores da oposição Carlinhos Ramos, Lindacy Amorim, Rosa de Erasmo e Iara Evangelista, já da bancada da situação apenas compareceram os vereadores Nena Gato e Edenuza Lafaiete.