Depois de sofrer com forte dor lombar e no abdome, o vereador Elismar Gonçalves (MDB), passou por cirurgia na manhã dessa quinta-feira,11, no Hospital do Unimed em Petrolina.O vereador foi submetido pela equipe médica à uma cirurgia para desobstruir o fluxo de urina que passara por uma interrupção por causa de cálculos urinário, ou litíase.
Elismar, por telefone, informou que o procedimento realizado, ocorreu sem complicações. O vereador passa bem, e receberá alta médica na sexta-feira,12,mas continuará sob observação e cuidados dos profissionais de saúde.
Os cálculos urinário, ou litíase urinária, são concreções minerais formadas nos rins, que podem permanecer neste órgão ou migrar através do sistema urinário. Estas pedras tendem a parar e obstruir o fluxo de urina em locais de estreitamento anatômico natural, como é o caso da junção entre rim e ureter, no local de cruzamento do ureter com os vasos ilíacos e na junção do ureter com a bexiga.
SINTOMAS:
Os cálculos localizados nos ureteres constituem parte importante dos casos de litíase urinária por serem responsáveis, na maioria das vezes, pela cólica ureteral. Este sintoma consiste em quadro de dor lombar de início abrupto, com irradiação de dor de forte intensidade para a região genital, acompanhada de náuseas, vômitos e sudorese.
• Dor lombar variável e intensa, em cólica, que pode se irradiar para flanco, abdome inferior e região genital (até vulva ou testículo)
• Náuseas e vômitos são comuns
• Desejo aumentado de ir ao banheiro urinar mas não expelir muita urina
• Desejo de evacuar mas sem eliminar nada – pouco comum
• Ardência para urinar
• Sangue na urina