O município de Salgueiro, que outrora teve fábrica de bolacha e curtume, pode voltar a ter a economia impulsionada em breve com a institucionalização da Zona Franca do Semiárido (ZFS). Segundo o relator da PEC 19/2011 na Câmara dos Deputados, Gonzaga Patriota (PSB/PE), Salgueiro vai sediar em Pernambuco a ZFS, que oferecerá benefícios fiscais pelo prazo de 30 anos para que empresas e indústrias se instalem na região.
“A Zona Franca do Semiárido vai transformar o Nordeste no Sul, no Sudeste, numa região do Brasil. Por isso a gente já aprovou a proposta em primeiro turno e agora no segundo semestre, se Deus quiser, a agente aprova no segundo turno. Cada estado vai ter o seu ponto, a Paraíba, que é a sede, e todos os estados do Nordeste, mais o Espírito Santo e Minas Gerais. Pernambuco vai ter Salgueiro como a sede”, afirmou o deputado em entrevista esta semana.
Conforme o texto aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJC), a Zona Franca do Semiárido cobrirá um grande perímetro a partir de Cajazeiras-PB, abrangendo os estados do Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí, Alagoas, Sergipe, Bahia, Maranhão, Minas Gerais e Espírito Santo. Os benefícios fiscais devem atrair empresas internacionais e nacionais, a exemplo do que ocorreu na Zona Franca de Manaus, que abriga indústrias da Honda, LG e Microsoft.
Da redação do Blog Alvinho Patriota