Em solenidade em Brasília, nesta quarta-feira (28), foi empossado o novo presidente da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco), o bahiano Marcelo Andrade Moreira Pinto.
Ele vem da iniciativa privada, com experiência em gestão, foi sempre um dos primeiros da turma. “Acho que o Governo acertou na escolha. Fico feliz que seja um baiano”, festejou o líder do DEM na Câmara, Elmar Nascimento (BA).
Mas não havia só políticos baianos na posse, também estavam representantes de todos os estados banhados pelos rios São Francisco e Parnaíba, inclusive Pernambuco pelo senador Fernando Bezerra, líder do governo no senado.
E já está acertado com o governo do presidente Jair Bolsonaro que as principais diretorias regionais da estatal, chamadas de superintendências, serão controladas por indicação política.
Juazeiro (BA) continua sob influência de Elmar Nascimento e em Petrolina, a indicação continuará através líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), que indicará o comando da regional de Petrolina(PE).
O presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira, antes um desafeto de Bolsonaro, ficará com o comando da regional de seu Estado, o Piauí, assim como a diretoria do Maranhão será indicação do líder do PSDB no Senado, Roberto Rocha (MA).