Seis meses após a primeira divulgação do ranking dos municípios pacificados, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) atualizou os indicadores da avaliação, incluindo os dados referentes ao primeiro semestre de 2019. Dos 15 municípios que aderiram ao programa Cidade Pacífica, dez tiveram um acréscimo no índice de pacificação, que condensa os dados sobre crimes violentos letais intencionais (CVLIs) e crimes violentos contra o patrimônio (CVPs), bem como fatores sociais e regionais e a medição das iniciativas adotadas pelas Prefeituras para contribuir com o aumento da sensação de segurança.
“O Cidade Pacífica é um projeto que está em constante aprimoramento, com a revisão das metas e eixos para contemplar os efeitos positivos já obtidos, abrir espaço para que além dos indicadores sejam reconhecidas medidas inovadoras e dar destaque aos municípios que estão sendo certificados pela efetivação das iniciativas, a exemplo de Gravatá, que recebeu a certificação no dia 30 de agosto, e Caruaru, que será certificado no final de setembro”, detalhou o coordenador do projeto, promotor de Justiça Luís Sávio Loureiro.
O índice de pacificação varia de 1 a 5 e contabiliza os dados entre janeiro e junho de 2019. Um total de 15 municípios firmaram adesão ao Cidade Pacífica e outros 27 estão em tratativas com o MPPE para conhecer os eixos do projeto. Confira o ranking abaixo.