Com índices pluviométricos acima da média do esperado para a região, desde janeiro, barragens e barreiros do município transbordaram causando alguns transtornos para as comunidades que tiveram trechos de estradas vicinais danificadas. Em diversas vistorias que vêm sendo realizadas desde janeiro, equipes da Prefeitura de Petrolina identificaram os locais que precisam ser implementados de imediato, em especial, pelo retorno das aulas nas escolas municipais.
Visando diminuir esses prejuízos, a Secretaria de Governo e Agricultura realizou um levantamento das áreas mais afetadas pelas precipitações e já colocou frentes de serviço de patrolamento para realizar, de maneira emergencial, a Operação Tapa-buracos. Povoados como Muquém, Lajedo, Federação já foram atendidas. Nesta semana, as frentes de serviço estão dedicadas na região de Rajada e Pau-Ferro, contemplando Caldeirão, Campo Limpo, Ponta da Égua, Morada Nova, Baixa Grande, Baixa do Buraco, sendo 18 km recuperados em Satisfeito I, melhorando o fluxo das quatro linhas de ônibus escolares.
“Primeiros meses do ano e muitas chuvas em Petrolina que deixaram cheias as barragens que ficarão com água por mais de um ano, mas infelizmente alguns transtornos acabam acontecendo. Iniciamos na semana passada os serviços emergenciais da Operação Tapa-buracos para melhorar o fluxo do trânsito. E ontem já liberamos diversos trechos nas imediações de Rajada e hoje prosseguimos em Satisfeito I e II, nos sítios Oliveira e Altinho. Em março, outras máquinas estarão disponíveis para que possamos avançar com essas atividades até porque sabemos que tem muita chuva ainda para chegar à região”, disse o secretário de Governo e Agricultura, Simão Durando.