Em Afrânio (PE), Sertão do São Francisco, o prefeito Rafael Cavalcanti e seu vice Cloves Ramos anunciaram nesta-segunda-feira (6) a doação de 50% dos seus salários para o fundo de combate ao novo coronavírus (Covid-19). A verba será direcionada à assistência social e segurança dos profissionais de saúde. “Todos serão afetados de alguma forma com a crise causada por esta pandemia, precisamos de ações para diminuir este impacto, tanto na economia e principalmente na saúde”, afirmou Rafael Cavalcanti.
As medidas da prefeitura são voltadas também para o combate ao H1N1 e à dengue. No caso do Covid-19, as ações são de prevenção e contam com o apoio da população através do isolamento social e a higienização. O H1N1 segue com a vacinação em etapas para o público-alvo. Afrânio registrou 6 casos de dengue e vem mapeando os focos com água parada.
“Os outros países estão enfrentando o pico de outras doenças em momentos diferentes, mas aqui no Brasil estamos enfrentando o pico de três doenças ao mesmo tempo: Covid-19, H1N1 e dengue. A participação da população no combate é muito importante”, reforçou o prefeito. “As equipes de agentes de endemias estão a todo vapor, mas precisamos da colaboração dos moradores, tivemos muitas chuvas e isso amplia a quantidade de focos e de mato, que cresce por toda a cidade. Ampliamos a limpeza e capina, mas os proprietários de terrenos precisam assumir a responsabilidade de manter os locais limpos”, finalizou.