Devido ao controle de infecções e mortes causadas pela Covid-19 em parte da Macrorregião 4, que abrange as cidades de Salgueiro, Petrolina e vizinhança,no Sertão, o Governo do Estado de Pernambuco decidiu avançar com o Plano de Convivência com a Covid-19 na região. A partir da segunda-feira (24), as Gerências Regionais de Saúde VII e VIII passarão da etapa 4 do plano para a etapa 6.
Nesta nova etapa, restaurantes e demais serviços de alimentação poderão funcionar entre 6h e 20h, assim como academias de ginástica e similares. O respeito aos protocolos de higiene e segurança são essenciais para a manutenção dos avanços na convivência com o novo coronavírus.
As demais Macrorregiões seguem com as mesmas etapas. A Macrorregião I, que compreende a Região Metropolitana do Recife (RMR) e Zona da Mata, permanecerá na Etapa 7 do Plano de Convivência com a Covid-19, enquanto as regiões 2 e 3 ficam na Etapa 6.
“Temos conseguido liberar as atividades econômicas de forma gradual, mas efetiva, permitindo que hoje já tenhamos cerca de 97% das atividades que representam o PIB de Pernambuco. Nesta semana, percebemos uma estabilização nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Estado como um todo, mas ainda em um patamar alto, o que levou o comitê a manter as regiões nas etapas em que se encontram”, informou Bruno Schwambach, secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco. As cidades da Macrorregião 4 das Gerências Regionais de Saúde VII e VIII foram exceções e poderão avançar para a etapa 6 por terem registrado desempenho melhor no controle do novo coranavírus.
A Macrorregião 4, no Sertão, continua dividida. “O comitê de enfrentamento tem se reunido semanalmente, analisando a taxa de transmissão, o cenário epidemiológico e a evolução dos casos. Em particular, dos quadros de Síndrome Respiratória Aguda Grave, que demandam o sistema de Saúde. Em momentos como este, decidimos ser conservadores com algumas macrorregiões do Estado que ainda não obtiveram resultados muito significativos”, reforçou André Longo.
Folha de PE