Nesta semana saiu o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica nos municípios brasileiros, e a cidade de Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco caiu nos últimos três anos e meio. No levantamento de 2020, o município obteve uma nota inferior, que em relação aos anos anteriores, apresentou a maior queda dentre os principais municípios do Sertão, de 6,3 caiu para 5,2.
O IDEB é calculado a partir dos dados sobre aprovação obtidos no Censo Escolar e das médias de desempenho obtidas no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). No resto do país os municípios conseguiram um avanço, mas a cidade de Lagoa Grande não entrou na lista dos que progrediram.
Nos últimos anos, foram oito escolas fechadas e nenhuma inaugurada, que pode ter sido um dos agravantes para a diminuição dos números do IDEB na cidade que já teve a melhor educação do Sertão do São Francisco. A desativação das unidades causou polêmica, já que uma das escolas que foi desativada tinha sido premiada como Escola Destaque do município. No entanto, os lagoagrandenses continuam sem uma explicação para a diminuição dos índices na educação.
Ascom HD