A convenção do MDB e demais aliados do pré-candidato a prefeito Dim Saraiva chamou atenção pelo barulho de fogos de artifício e carros e motos nas ruas. Isso seria normal se não houvesse uma questão: A legislação eleitoral não permite propaganda eleitoral antecipada e foi justamente o que aconteceu, principalmente com a carreata momentos antes da convenção.
O Ministério Público percebeu a movimentação indevida e entrou com ação eleitoral na tentativa de coibir a infração, mas não houve tempo hábil para despacho da juíza, ontem. A carreata não foi impedida, mas pode acarretar em severas punições para o pré-candidato a prefeito Dim Saraiva.
O descumprimento explícito da Lei eleitoral fez com que muitas pessoas começassem a denunciar. Circulam vídeos na internet em que uma fila de veículos é organizada momentos antes de começar a carreata, demonstrando que os atos não foram espontâneos e aleatórios e sim organizados. Há também informações de que houve intensa movimentação num posto de combustível para abastecimento de automóveis e motocicletas.
MAIS ABUSOS – Durante a convenção do MDB, não faltaram falas de pedidos de voto. A mais explícita foi a da pré-candidata a vereadora e presidente do MDB de Cabrobó, Virlane Saraiva, irmã de Dim Saraiva. “Não podemos esquecer que o MDB é 15, e por isso, dia 15 de novembro vamos todos votar 15, com Dim Saraiva e Antonio de Nestor”, discursou.
Políticos de diversos partidos criticaram a atitude do MDB, que não respeitou a Lei eleitoral e praticamente ignorou a justiça. Imediatamente após o evento foi encaminhado vasto material para o MP mostrando que a ação da carreata foi de responsabilidade da campanha do candidato do MDB. Os resultados dessas denúncias serão conhecidos em breve.
Assessoria de Comunicação do PSB