A Polícia Federal desarticulou um grupo que estava aplicando golpes em beneficiários do Auxílio Emergencial no Sertão de Pernambuco. A operação “Ágio Emergencial” foi deflagrada na sexta-feira (4), coordenada pela unidade de Salgueiro (PE) e cumpriu seis mandados de busca e apreensão.
Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal da 20ª Vara do Estado. De acordo com a PF, duas pessoas apontadas como integrantes do grupo já foram identificadas. Um dos envolvidos é um homem de 26 anos, funcionário de uma casa lotérica no município de Belém do São Francisco.
Ele estaria cobrando uma taxa de 10% em cima do valor do auxílio, para que os beneficiários não enfrentassem fila no momento do saque. O suspeito estaria cobrando essa taxa desde abril. Segundo a PF, o pagamento era efetuado fora do estabelecimento e o funcionário mirava pessoas de baixa renda ou em situação de miserabilidade social.
Crime organizado
Durante as investigações a PF observou que esse funcionário ainda pagava R$ 100 a um motoboy de 43 anos, para que ele encontrasse mais beneficiários interessados no saque do benefício. Os contemplados entregavam seus cartões e o valor do serviço era retirado das contas dos próprios moradores da cidade.
Diante do sucesso da ação em Belém, o suspeito passou também a fazer os saques em agências bancárias de Salgueiro e Cabrobó. Os policiais federais apreenderam um caderno com anotações dos saques, comprovantes bancários e 27 cartões do Bolsa Família e Cartão Cidadão
Ninguém foi preso
Apesar de identificar os dois homens, a PF não prendeu ninguém. A dupla envolvida no esquema foi intimada a depor em Salgueiro e serão responsabilizados pelo crime de corrupção ativa.
Via: Waldiney Passos.