Em Lagoa Grande(PE), a segunda sessão deste ano da Casa Zeferino Nunes realizada na última terça(02), tem rendido muitos comentários após a população tomar conhecimento de um projeto de Decreto do legislativo.
Pelas redes sociais internautas tem disparado fortes críticas ao Projeto de Decreto Legislativo de n° 001/2021 de autoria do vereador da bancada da situação, Mantena(PSB) que concede Título de Cidadã a Secretária de Orçamento, Planejamento e Gestão do governo Cappellaro.
Pois bem, após apresentar várias indicações solicitando do prefeito Vilmar Cappellaro(MDB) a execursao de importantes ações na sede e no interior do município, o vereador veterano e sindicalista arrojado, considerado como campeão de indicações na Casa Zeferino Nunes, Mantena, ofertou um Título de Cidadã Lagograndense a Sra. Angelina Pereira Bernardo, ela que é Secretária de Orçamento, Planejamento e Gestão da atual gestão, sendo aprovado por unanimidade pelos demais edis.
No entanto, a população não gostou nada, nada do projeto e a reação foi imediata pelas redes sociais, onde o parlamentar vem recebendo uma enxurrada de críticas. Comentários falam da falta de preocupação diante do momento em que vivemos pela pandemia e em outros a falta de apresentação de projetos que venham a beneficiar a população, outros não vêem como relevante esse tipo de projeto.
Na justificativa do projeto apresentada pelo vereador Mantena, ele afirma que Angelina Pereira Bernardo vem contribuindo significantemente para o desenvolvimento do município através do cargo que lhe foi concedido.
Confira a fala do vereador justificando o Projeto de Decreto:
“Ao longo dos últimos 4 anos a Secretária de Orçamento, Planejamento e Gestão, Angelina Bernardo, foi uma das únicas secretárias que basicamente não teve nenhuma reclamação, pela eficiência, com a maneira que ela tem se relacionado com essa casa com a questão dos orçamentos e pela forma como ela dirige os trabalhos. Haja vista que é umas das pastas mais complexas do governo, pois coordena todo o orçamento financeiro e essa figura veio nos ajudar, fazendo inclusive o dever de casa, casada com a responsabilidade do prefeito. ” justificou o vereador Mantena.
Angelina, vem sendo considerada como “a Super Secretária” e até “ministra”, diante do previlegio de desfrutar da total confiança do prefeito Vilmar Cappellaro.
Uma demonstração de confiança do gestor na super secretária, foi a publicação recentemente da portaria 024/2021 no diário oficial da AMUPE que dá poderes a Secretaria de Planejamento e Finanças ter o primeiro acesso às contas Vinculadas ao Fundo Municipal de Educação, ou seja, quem é a ordenadora de despesa da Secretaria de Educação (Seduc) não é a Secretária de educação, Fabiana Ribeiro e, sim a Secretaria de Planejamento e Finanças, Angelina Bernardo.
Por outro lado, apesar da competência propagada, para muitos a Secretária não conhece nada do município, porque é moradora de Petrolina, apenas trabalha na cidade e é muito bem paga pra isso, já conhecer o município e sua realidade, é outra história, só percorrendo mesmo de ponta a ponta pra conhecer.
Vale destacar que título de cidadão é concedido àqueles que contribuíram de alguma forma, com o progresso e desenvolvimento socioeconômico ou cultural do município.