Médica de Açude Saco, interior de Lagoa Grande, envia Nota de Esclarecimento e justifica sua ausência no atendimento

Após matéria publicada no dia 22/03 pelo Blog do Everaldo intitulada “Falta de médico deixa moradores de Açude Saco na Bronca. Secretário de saúde justifica e garante que terá essa semana”. A médica em questão, atendente da referida comunidade, em nota se pronunciou e justificou sua ausência.

Confira a nota na íntegra:

“Há aproximadamente 1 ano e 4 meses toda a terra foi tomada por um vírus que nos levou a viver uma pandemia, com a sua propagação a doença trouxe problemas para humanidade de várias ordens, dentre elas, algumas limitações: àqueles que venceu a doença, problemas psíquicos para aquele que venceu a doença e todo esse caos.E lamentavelmente outros tiveram as suas vidas ceifadas, o que tudo isso nos deixa? Reflexão é a resposta! Olhar a vida com outros olhos, olhar a vida com as lentes de Deus, nosso pai maior.

Venho aqui me pronunciar, que comigo não foi diferente, minha família, assim como MUITAS FAMÍLIAS, foi acometida por esse vírus. Tivemos perdas (perdi um primo ainda ano passado), tivemos vitórias, e sofremos tudo o que esse CAOS ocasiona no meio familiar.

Quero lembrar, para alguns, que ANTES DE SER MÉDICA, SOU HUMANA (COMO TENHO CERTEZA QUE MUITOS SABEM), e neste momento sou FILHA! Deixo uma reflexão:

Reflitam mais a vida, vejam o que vale a pena para VOCÊ. MAIS AMOR NOS SEUS SENTIMENTOS! MAIS AMOR NO QUE SAI DA SUA BOCA! ISSO AGRADARÁ MUITO NÃO AOS HOMENS, MAS MAIS AINDA A DEUS, CRIADOR DE TODAS AS COISAS, ONDE SABEMOS QUE A SUA VONTADE É BOA, PERFEITA E AGRADÁVEL.

Fui surpreendida no dia 22/03/2021, ao ler uma “notícia” onde tinha como foto na postagem: ESTAMOS SEM MÉDICO e mais surpresa ainda ao ler um pouco sobre o que foi dito, como : “Falta de médico deixa moradores de Açude Saco *NA BRONCA*

“ e continua… “segundo um morador , que nos enviou um email ….” seguido de “Quero saber da secretaria de saúde porque a médica não está vindo atender a 1 semana. Não falam nada pra gente….” .

1- Quem conhece o meu pai, sabe que ELE não gosta dessas exposições, mas me vi na obrigação de vir aqui explicar, mesmo o eu líder tendo esclaecido ao Blog/morador.

Quem PROCUROU a unidade, necessitando realmente de serviço médico, recebeu a resposta, não achei que fosse necessário anunciar nas redes sociais ou em blog ou em qualquer outro meio de comunicação. Tenho plena convicção, que conhecendo os meus pacientes, do meu povoado, que são altamente empáticos e preocupados comigo, perguntaram primeiramente o por que de eu estar ausente esses dias e foram respondidos com a verdade.

Continuando: “Ela já não chegava cedo e agora nem vem mais”.

2- Precisamos resolver, morador , qual a sua queixa exata. Foi minha ausência? Foram meus atrasos? Sou eu? Pois bem! No dia 15/03, meu pai foi diagnosticado com Covid-19, prontamente, sem pensar duas vezes, diante do seu quadro, fiquei sendo a sua cuidadora.

Em seguida, como esperado, minha mãe, minha tia avó de 86 anos e a minha cunhada, também positivaram. No dia 16/03 o meu pai estava com 25% dos pulmões acometidos, 4 dias após, ele estava com 75% de acometimento e foi então internado, 3 dias após, foi para UTI e em seguida foi intubado. Agora imagina a minha situação, estou falando APENAS do meu pai, fora os outros supracitados.

Os meus atrasos? Pois bem, a secretaria de saúde, como qualquer outro órgão público, abre às 8h, passamos primeiramente lá para pegar os medicamentos de uso controlados que prescrevemos no dia anterior, para facilitar a sua vida , morador  de não ter que sair de casa para ir à cidade fazer isso! Quando saímos da unidade, não dá tempo de pegarmos a farmácia da SESAU aberta, fora os outros mantimentos (materiais para curativos, testes e etc).

Além de mim, vai o meu enfermeiro, o médico de Jutaí e a dentista. Após terminarmos de pegar tudo, e deixarmos todos, seguimos para nosso destino final, Açude Saco. Independente do meu horário de chegada, ATENDO TODOS , do PRIMEIRO AO ÚLTIMO, com o mesmo sorriso, prazer , carinho e amor. Sim, AMOR, porque foi esse o motivo da minha profissão. Outro ponto que eu gostaria de vir aqui esclarecer, é que a unidade não ficou desassistida, temos um enfermeiro, João Vicente, que conduz com muita habilidade toda e qualquer situação e o que não compete a ele, temos o apoio da Unidade de Jutaí que tem o horário estendido , funcionando das 14h às 18h para qualquer paciente da região, onde também tem uma ambulância que busca pacientes e leva inclusive para o serviço de referência do município caso o seu quadro, morador, seja urgente/emergente.

Enfim, antes de buscar qualquer um outro serviço, estamos a disposição para esclarecermos todas as suas dúvidas, inclusive quando me ausento ou me atraso.

Sim, prefeito, veja isso, veja a qualidade do serviço do PSF 09, veja a competência dos profissionais que compõem, do ACS à médica, veja que mesmo diante de todas as nossas dificuldades, estamos alí como amigos, formadores de opiniões e profissionais. Por fim, deixo essa passagem para vocês: “a cidade prospera pelos benefícios que os justos trazem, mas as palavras dos perversos , a destroem” (PV 11:11) Não só eu, como toda a minha equipe, estará sempre à disposição para esclarecer todas e quaisquer dúvidas. Por que antes de servirmos à uma gestão, servimos à população Lagoa Grandense como um todo. Não somos partidos, somos SAÚDE.

Não quero Likes, quero apenas compreensão e acima de tudo, respeito a mim e a minha família pelo momento que estamos vivendo.”

 

O Lagoa Grande Notícias envia os votos de positividade para que a família possa enfrentar essa doença terrível e que não é fácil, mas é importante ter fé e acreditar em Deus acima de tudo sempre, que vamos conseguir superar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *