Petrolina chegou a 60,8% da imunização dos públicos preconizados para vacinação contra a Covid-19, ou seja: população a partir de 18 anos. A informação foi divulgada nesta terça-feira (10) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Na atualização diária das aplicações da vacina, até o momento, 139.260 pessoas já receberam a primeira dose e outras 2.342 a dose única. Isso totaliza 141.602 pessoas com início do quadro vacinal.
Estão elegíveis para vacinação na cidade 232.768 pessoas, com idades a partir de 18 anos. A prefeitura segue vacinando os públicos pertencentes às forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores da indústria e da construção civil; e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, por faixa etária. Para receber a vacina, os pertencentes a esses grupos devem ter 30 anos ou mais, bem como a população geral com a mesma idade.
Os públicos a partir de 18 anos que estão sendo vacinados são: profissionais da saúde, educação, pessoas com comorbidades, indígenas, grávidas, puérperas e agora, pessoas que irão viajar para o exterior para tratamento de saúde, transferência de emprego, pesquisador ou estudante em intercâmbio com viagem marcada para o segundo semestre.
Plataforma
A imunização em primeira dose acontece após cadastro e agendamento na plataforma Vacina Petrolina. A disponibilidade de vagas é de acordo com o número de doses que o município recebe. Com isso, as pessoas só vão aos polos no dia, horário e local marcados. Esta medida tem evitado aglomerações nos polos, desconforto para os públicos vacináveis e proporciona melhor organização da SMS.
Para a secretária-executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, imunizar mais de 60% do público preconizado é resultado do trabalho diário das equipes de saúde do município. “Desde o começo do ano estamos com equipe capacitada e direcionada para a aplicação da vacina contra o novo coronavírus. Com o recebimento de novas doses, não medimos esforços e, imediatamente, abrimos o agendamento na plataforma. Também organizamos nosso fluxo para atendimento da população da zona rural. É anseio dos moradores receberem essa vacina e nosso desejo é imunizar toda a população elegível“, explicou.