O vendaval no início da noite da última terça-feira(18) em Lagoa Grande no Sertão de Pernambuco, virou notícia na imprensa nacional.
O fenômeno pasdou até pelo interior do município. Um agricultor residente no Morro do Mel relatou que foi assustador.
“Foi muito assustador, ficamos tremendo de medo”, afirmou.
De acordo com ele, por volta das 17h, quando chegou em sua residência, se deparou com uma cena assustadora.
“Chegamos e estava tudo molhado e o vento forte derrubou uma parte do telhado”, afirma o morador.
A força do vento derrubou um pé de algaroba e outro de umburana.
No inicio da noite também da última terça-feira (18) câmeras de segurança registraram o momento em que uma forte rajada de vento levantou muita poeira e arrastou mesas e cadeiras dos quiosques da praça de alimentação na Av. da Uva e do Vinho, assustando quem estava no local.
Nas imagens é possível observar a surpresa de duas moradoras com a intensidade do vento. Uma delas, chega a segurar uma cadeira de balanço, com receio de que o vento a carregasse.
O episódio ganhou destaque na imprensa.
Em entrevista ao g1 , o meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), Thiago do Vale, informou que esse fenômeno é chamado de ‘Frente de Rajada” e tem mais frequência no verão, entre o final da tarde e o início da noite. De acordo com o especialista, esses ventos podem ser acompanhados de raios e relâmpagos.
“Esse vento está associado com nuvens de desenvolvimento vertical intensas. Esse tipo de nuvem causa rajadas de vento, que sopram da nuvem para superfície. E como a região é quente e as nuvens geram um vento mais frio, gera o fenômeno chamado de ‘frente de rajada”, explicou.
O metereologista estima que a rajada em Lagoa Grande-PE teve em torno de 40 km/h, que é considerada de intensidade moderada. Ele leva em consideração a Escala de Beaufort, que classifica a intensidade dos ventos, tendo em conta a sua velocidade e os efeitos resultantes das ventanias no mar e em terra.
Em eventos intensos, quando tem uma nuvem maior, o especialista informou que os ventos podem superar 60 km/h.
Ainda em Izacolandia distrito vizinho de Lagoa Grande a forte ventania causou alguns estragos e prejuízos no (clique aqui e veja o vídeo).
De acordo com imagens registradas uma parte do muro do antigo clube Kaneron, foi ao chão após ter sido atingido pela ventania.