Pernambuco autoriza 4ª dose da vacina contra a Covid-19 para quem tem mais de 65 anos

O governo de Pernambuco autorizou, nesta sexta-feira (25), a aplicação da 4ª dose da vacina contra a Covid-19 para quem tem mais de 65 anos. A aplicação deve ser feita depois de, ao menos, quatro meses da dose de reforço recebida por esse público.

A recomendação do governo estadual é que sejam utilizadas nessa segunda dose de reforço as vacinas da Janssen, AstraZeneca e Pfizer. Os municípios podem iniciar, de imediato, a aplicação dessa 4ª dose.

Na quarta-feira (23), o Ministério da Saúde recomendou a 4ª dose para idosos acima de 80 anos. Pernambuco decidiu reduzir essa faixa etária justificando que todos os idosos têm maior vulnerabilidade para a doença.

“Como esse público tem um envelhecimento do sistema imunológico e já vacinamos 70% dele com a dose de reforço há quatro meses, decidimos iniciar o processo de imediato. Essas pessoas têm maior risco de complicação e óbito”, disse a superintendente estadual de imunizações, Ana Catarina de Melo.

A decisão foi tomada durante uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Segundo Ana Catarina de Melo, essa redução da faixa etária também ocorre porque há excedente de doses de vacinas no estoque do estado.

“Nós temos estoque da vacina da Janssen e os municípios também têm estoque da Janssen e da AstraZeneca, e vamos receber uma nova remessa de Janssen amanhã [sábado]. Não foi comunicado pelo ministério quando haverá envio de doses para esse público, mas, como temos alta transmissibilidade do vírus e o estado dispõe de estoque, esse público precisa ser vacinado”, afirmou Ana Catarina.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, até a quinta-feira (24), 654.654 pessoas acima de 65 anos receberam a primeira dose de reforço da vacina contra a Covid-19 . O total de pessoas nessa faixa etária que moram em Pernambuco é de 872.823.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *