Marília Arraes e Paulinho da Força. Fotos: PH Reinaux
No mês de fevereiro deste ano, a deputada federal Marília Arraes (SD), teve suas contas de campanha desaprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) referente a disputa pela prefeitura do Recife, em 2020. Além disso, ela foi condenada a devolver R$ 841.617,11 aos cofres públicos. A condenação ocorre em detrimento de uma série de irregularidades identificadas nas contas eleitorais de Marília.
A decisão exarada pela juíza eleitoral Ana Cristina de Freitas Mota, elenca 11 pontos irregularidades que envolvem: descumprimento quanto à entrega de relatórios financeiros dentro do prazo legal, ausência de peças que devem integrar a pregação de contas, ausência de comprovante de recolhimento de recursos não utilizados, divergência entre dados de doadores, omissão de despesas e outros.
Na decisão, a Magistrada também destacou nas contas de Marília a realização de um “Leilão de Obras de Arte” via internet, em que não há informações sobre quais peças teriam sido leiloadas, além de dívidas de campanha não declaradas na prestação de contas no montante de R$ 83.712,50 “cuja anuência dos credores não foi devidamente comprovada nos autos”.
A reportagem do Portal de Prefeitura teve a informação de que a defesa da então candidata a prefeita interpôs embargo na tentativa de reverter a decisão só após o prazo estabelecido pela justiça, tento portanto o recurso negado pelo TRE. Agora, o caso está na segunda estância, com a perspectiva que tudo seja esclarecido, diz a fonte ao Portal.
Neste ano, Marília Arraes foi oficializada pré-candidata ao governo de Pernambuco após deixar o Partido dos Trabalhadores pelo Solidariedade.
No evento realizado no final de março deste ano, Marília tenta manter seu nome linkado ao ex-presidente Lula, como demonstrou ao usar ao fundo um banner com a imagem do petista, mesmo com a logo do Solidariedade. A parlamentar enfatizou que estaria com o ex-presidente “em qualquer hipótese”.
O ato contou com a participação do presidente nacional do partido, o deputado federal Paulinho da Força.
“Você vai ser a governadora de Pernambuco que vai mudar Pernambuco”, disse Paulinho da Força no evento.
Processo TRE-PE: 0600246-60.2020.6.17.0002
Portal da Prefeitura