Em Lagoa Grande(PE), foi realizado na última sexta(27), através de parceria com o governo do estado, a habilitação e capacitação do Programa Tele-ECG no município, onde profissionais da Secretaria Municipal de Saúde(SESAU) da área da Atenção básica estiveram participando.
A aquisição do equipamento do equipamento de ECG para o município foi conseguido graças a um convênio com o governo do estado no valor R$ 1.206.120,00 que contemplou vários unidades de saúde no estado.
Em Pernambuco, a Rede de Telecardiologia de Pernambuco (Telecardio PE), visa atender as demandas sobre o Manejo Clínico das Doenças Cardiovaculares dos municípios de Pernambuco, com emissão de laudos de eletrocardiograma online (Tele-ECG), a realização de Teleconsultorias e Teleconsultas com vistas a aumentar a resolutividade da Atenção Primária em Saúde, qualificando a fila dos usuários para rede especializada, e promover o matriciamento dos profissionais envolvidos na atenção cardiológica no estado.
A capacitação foi realizada na prefeitura Municipal (teórica) com a presença do prefeito Vilmar Cappellaro e do pré candidato a deputado estadual Jarbas Filho e nos PSF’s 07 e 10 na Morada Nova para os profissionais conhecerem o equipamento de eletrocardiograma com laudo que será utilizado por todo o município.
Estiveram participando da capacitação e habilitação do programa, o secretário de saúde Claudeval Galvão , médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
“Esta é uma importante aquisição para o município e que dará agilidade aos exames onde facilitará o diagnóstico dos pacientes e consequentemente é mais um avanço para o nosso município na área da saúde beneficiando a população”, disse o secretário Claudeval Galvão.
Como funciona?
A Oferta Nacional de Telediagnóstico visa ampliar o serviço de diagnóstico de exames realizados a distância nas áreas com maior necessidade do país. É uma operação articulada pela Coordenação do Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes (Ministério da Saúde), Secretarias Estaduais de Saúde, Núcleos Telessaúde Estaduais, Núcleos Telessaúde Especialistas, Secretarias Municipais de Saúde e Pontos de Telessaúde (Estabelecimentos de Saúde).
Serviço de telediagnóstico de problemas cardiológicos, disponível 24 horas por dia, 7 dias na semana. Um profissional pode realizar o exame em qualquer lugar do território nacional e, por intermédio da internet ou de transmissão telefônica, enviar o exame e receber o traçado eletrocardiográfico com o laudo diagnóstico feito por um médico cardiologia especialista em traçados em até 10 minutos.