Em meio a redução dos combustíveis pelo Governo Federal, a Copergás, empresa estatal de gás controlada pelo Governo do Estado, aumenta tarifas em Pernambuco.
Sem alarde, o Diário Oficial do sábado (30) informa autorização da Agência de Regulação de Pernambuco (ARPE) para a estatal COPERGÁS aumentar o preço do gás natural fornecido pela empresa.
Nesta terça-feira, o governo do Estado culpou a Petrobras pelo aumento. Em nota enviada ao blog nesta terça-feira, o Estado afirma que está repassando aumentos dados pela Petrobras.
O aumento autorizado, solicitado pelo Governo do Estado através da Copergás, será de 8,59% (oito inteiros e cinquenta e nove centésimos por cento) para o gás natural.
“Autorizar, para aplicação no período de 01/08/2022 a 31/10/2022, a recomposição da tarifa média no percentual projetado de 8,59% (oito inteiros e cinquenta e nove centésimos por cento), decorrente do aumento médio de 9,48% (nove inteiros e quarenta e oito centésimos por cento) no custo de aquisição do gás natural, e considerando a compensação de diferença em favor da COPERGÁS, conforme Relatório ARPE/DEF/CTEEF 02/2022, de 26/05/2022”, autoriza a resolução.
A COPERGÁS enviou uma carta em 15 de julho solicitando o aumento.
O aumento foi justificado, segundo o ato, pela “Recomposição da Tarifa Média Operacional da Companhia Pernambucana de Gás – COPERGÁS decorrente do aumento dos Preços de Venda dos Supridores de Gás Natural”.
A autorização para o aumento está valendo a partir de sábado (30).
JC