Na última terça-feira(20), a Prefeitura Municipal de Lagoa Grande, através da Secretaria de Saúde(SESAU), deu início a campanha do Setembro Amarelo.
Ação foi realizada no Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) I e, teve como finalidade promover o resgate da autoestima, além de conscientizar e orientar.
O Setembro Amarelo é uma campanha criada com o intuito de informar as pessoas sobre o suicídio, uma prática normalmente motivada pela depressão. Mesmo com tantos casos notórios, crescentes a cada ano, ainda existe uma expressiva barreira para falar sobre o problema.
Segundo dados recolhidos em 2012 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 800 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos, sendo 75% destes indivíduos moradores de países de baixa e média renda. Estima-se que no mundo acontece um suicídio a cada 40 segundos.
Atualmente, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idades entre 15 e 29 anos. Todos os dias, pelo menos 32 brasileiros tiram suas próprias vidas. Todos esses números poderiam ser evitados ou reduzidos consideravelmente se existissem políticas eficazes de prevenção do suicídio.
O evento promovido pelo CAPS, realizou uma palestra e dinâmicas com os pacientes presentes além de esclarecer dúvidas e contou com a presença do coordenador Isael Estêvão, da psicóloga Dra. Isabela Estêvão, técnicos de enfermagem, vereador Mantena, do procurador do município, Roberto Estêvão e servidores da Secretaria de Saúde.