Raquel Lyra empossa secretários estaduais e pede resultados rápidos: ‘lá fora, a luta é pela sobrevivência’

A primeira governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), empossou, na manhã desta segunda-feira (2), os 27 novos secretários estaduais e pediu a eles que entreguem resultados de forma rápida.Ela voltou a dizer que o combate à fome será a prioridade número um da sua gestão.

“Lá fora, a luta é pela sobrevivência. Pela água, pela comida, para sobreviver à violência. Não vamos estar aqui à beira do rio só observando. Nós precisamos andar o nosso estado inteiro, a [Zona da] Mata, o Agreste, os Sertões”, disse a governadora.

Durante a solenidade, Raquel afirmou não ter dúvida da capacidade de trabalho da equipe e de que eles conseguirão ouvir às demandas da população e resolvê-las da forma mais rápida possível.

“Pernambuco é um estado grande, mas que teve, por muito tempo, um governo que pensou pequeno. Nosso desafio é ter a largueza da nossa gente”, disse a tucana. Ela se emocionou ao citar o marido, Fernando Lucena, que faleceu durante a campanha eleitoral.

A vice-governadora Priscila Krause (Cidadania) declarou ser perceptível o clima de confiança e esperança da população no novo governo. Ela também respondeu às críticas de que o secretariado não contou com figuras políticas.

“Esse time, de certa forma, surpreendeu alguns. Mas vai absolutamente ao encontro daquilo que conversamos com o eleitor durante a campanha“, contou Priscila.

O secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, descreveu o secretariado como uma equipe técnica com sensibilidade política. “Temos que executar essas políticas rapidamente porque o povo não pode mais esperar”, afirmou.

Ele também disse que o governo irá dialogar com todos os níveis do poder público. “Os palanques estão desmontados. Nós, agora, vamos trabalhar com muito afinco. Sempre olhando para o plano de governo“, declarou.

novo secretariado de Pernambuco tomou posse na manhã desta segunda-feira (2), no Palácio do Campo das Princesas, no Recife.  Além dos 27 novos secretários, também foram empossados os secretários executivos e outros cargos do segundo escalão, totalizando 40 gestores.

A governadora Raquel Lyra, com seu filho mais velho, e a vice-governadora Priscila Krause acompanharam a cerimônia de posse da nova equipe. Também estiveram presentes no ato o deputado federal Mendonça Filho, o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros, a desembargadora Dayse Andrade e o ex-governador João Lyra Neto.

Empossada no último domingo (1°), a nova governadora de Pernambuco escolheu dois secretários para falar durante a solenidade do secretariado: um representando os secretários homens e outra representando as secretárias mulheres.

Regina Célia, nova secretaria da Mulher, fez seu discurso emocionada. Falando bastante em diversidade, ela defendeu que a representatividade deste novo secretariado está pautada e construída no Art. 5° da Constituição. “Esse governo crê e inspira, porque o Brasil todo está de olho neste estado que conseguiu eleger duas mulheres para o governo”, apontou.

Secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça também falou em nome dos secretários. “Nós somos uma equipe técnica com sensibilidade política”, afirmou o gestor, acrescentando que o novo time representa a mudança votada nas urnas. “Equipe que está unida, aguerrida e, certamente, cumprirá a missão de mudança e transformação”, completou.

Ainda em seu discurso, Túlio grantiu que os novos secretários estão abertos ao diálogo e que os “palanques estão desmontados”. Citando o plano de governo, ele disse que primeira missão da nova equipe é erradicar a fome. “Vamos olhar para os mais pobres”, prometeu.

Logo após as falas dos secretários, a vice-governadora Priscila Krause discursou para os presentes. “Absolutamente perceptível o sentimento de confiança e de mudança no povo brasileiro”, disse. Ela destacou que o secretariado surpreendeu alguns, mas que ele vai ao encontro do que foi acordado com a sociedade pernambucana durante a campanha.

“Esse será um governo, como diz Raquel, construído de baixo para cima, olhando para os invisíveis. O povo pernambucano tem pressa, a fome não espera, as mudanças precisam acontecer”, encerrou Priscila, desejando boa sorte aos novos secretários.

Em seguida, Raquel Lyra iniciou seu momento de fala fazendo uma menção especial a sua vice, afirmando que elas tem uma co-responsabilidade no governo. “Nós precisamos andar o Estado inteiro e conversar com as pessoas. Pernambuco é um estado grande, mas teve por muito tempo um governo que pensou pequeno. Que a gente devolva ao Estado a nossa autoestima”, pontuou.

Durante o discurso, Raquel também fez referência ao esposo, Fernando Lucena, que faleceu em outubro do ano passado. Ela afirmou que ele estava presnete no ato de posse de outra forma e fez questão de destacar que não estava sozinha.

Confira a lista completa dos empossados:

Secretaria de Administração: Ana Maraíza
Secretaria da Fazenda: Wilson José de Paula
Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca: Aloísio Ferraz
Secretaria de Cultura: Silvério Pessoa
Secretaria de Defesa Social: Carla Patrícia Cunha
Secretaria de Justiça e Direitos Humanos: Lucinha Mota
Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha: Ana Luíza Ferreira
Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura: Evandro Avelar
Secretaria da Mulher: Regina Célia Barbosa
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação: Mauricélia Vidal
Secretaria de Comunicação: Rodolfo Costa Pinto
Secretaria de Saúde: Zilda do Rego Cavalcanti
Secretaria de Turismo e Lazer: Daniel Coelho
Secretaria de Desenvolvimento Econômico: Guilherme Cavalcanti
Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo: Amanda Aires
Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção às Drogas: Carolina Cabral
Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação: Simone Benevides
Secretaria de Educação e Esportes: Ivaneide Dantas
Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional: Fabrício Marques Santos
Secretaria de Projetos Estratégicos: Diogo Bezerra
Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento: José Almir Cirilo
Assessoria Especial: Fernando Holanda
Casa Militar: Coronel Hercílio da Fonseca Mamede
Casa Civil: Túlio Villaça;
Controladoria-Geral do Estado: Érika Lacet
Procuradoria Geral do Estado: Bianca Teixeira
Chefia de Gabinete: Eduardo Vieira
Administração de Fernando de Noronha: Thallyta Figueirôa
Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe): Renata Borba
Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur): Eduardo Loyo
Secretaria Executiva de Cultura: Léo Salazar
Secretaria Executiva de Comunicação: Manoel Medeiros Neto
Secretaria Executiva de Imprensa: Daniella Brito Alves
Secretaria Executiva de Ressocialização: Paulo Paes de Araújo
Secretários Executivos da Casa Civil: Arthur Neves, Rubens Júnior e Igor Cadena
Chefe da Polícia Civil: Simone Aguiar

G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *