Parceria entre a Prefeitura de Lagoa Grande e If Sertão-PE e a Embrapa caprinos e ovinos capacita mais de 50 produtores no Distrito de Jutai

Mais de 50 criadores de caprinos e ovinos do interior de Lagoa Grande receberam uma formação com a temática ‘Orçamento Forrageira e Segurança Alimentar de Pequenos Ruminantes’. A capacitação é fruto da parceria entre a prefeitura de Lagoa Grande, por meio da Secretaria de Agricultura e de Desenvolvimento do Interior (SEADI), o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) e a Embrapa Caprinos e Ovinos.

O curso, que aconteceu na Associação dos Vaqueiros do distrito de Jutaí e Região, faz parte do Projeto Supera São Francisco, e foi ministrado pelo engenheiro da Embrapa Caprinos e Ovinos, Dr. Lucas Fonseca. Durante o curso os produtores aprenderam os conceitos fundamentais para produção com qualidade e quantidade de forragem e fenagem e foi apresentado um aplicativo para celulares que facilita e calcula a produção.

O presidente da Associação do Assentamento Deusdete Ramos foi um dos agricultores presentes e falou sobre a importância do curso. “A palestra serviu para aprimorarmos o conhecimento que a gente usa para aplicarmos no nosso rebanho. Essa parceria da prefeitura com o IFSertãoPE e a Embrapa é muito importante, pois, está servindo para fortalecer a produção da caprinocultura no municipio”, disse Joseilton.

O coordenador técnico do Projeto Supera São Francisco lembrou que a temática principal do projeto é disseminar conhecimento em cada um dos encontros realizados. “Às duas instituições federais, em parceria com a Secretaria de Agricultura de Lagoa Grande estão desenvolvendo esse projeto há quase dois anos. Esta ação busca melhorar a criação de caprinos e ovinos dos agricultores, e consequentemente melhorar a renda dos produtores”, destacou Igor Magalhães.

Além dos produtores de várias associações, o curso foi acompanhado pelo Prefeito Vilmar Cappellaro, pelo secretário de agricultura, Antônio Coelho, pelo chefe distrital Ericson Rodrigues e pelos vereadores, Fernando Angelim e Inaldo Torres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *