A decisão praticamente fechada da bancada do Solidariedade na Alepe de desembarcar na base da governadora Raquel Lyra representa um forte golpe para a ex-deputada e presidente da sigla em Pernambuco, Marília Arraes.
Passado menos de um ano das eleições de 2022, Marília ver sua base de apoio na Assembleia Legislativa de Pernambuco se esfacelar e migrar para fortalecer o governo de sua grande adversária, a quem vem fazendo oposição ferrenha desde o dia 1º de janeiro de 2023.
Embora os três deputados do Solidariedade ainda não tenham oficializado a decisão, a ida deles para Raquel já é dada como certa, principalmente após uma entrevista concedida pelo deputado e líder do Solidariedade na Alepe, Luciano Duque, à Folha de Pernambuco.
Na entrevista, Duque falou abertamente sobre o assunto e disse que Marília precisa compreender uma decisão coletiva da bancada, que é composta por ele, Luciano Duque, Gustavo Gouveia, Lula Cabral e Fabrizio Ferraz. Juntos eles obtiveram 176.315 votos.
Enquanto a debandada dos parlamentares significa mais uma derrota política para Marília Arraes, atrapalhando seus planos de fortalecer o partido e voltar a disputar as eleições em 2026, representa uma grande vitória para Raquel Lyra, que desde o começo do mandato vinha buscando fortalecer sua base de sustentação na Alepe.
SILÊNCIO – Até o momento a ex-deputada Marília Arraes ainda não se manifestou acerca da iminente ida da bancada do seu partido para a base de Raquel. Se a adesão se confirmar, Marília terá grandes dificuldades para manter seu projeto de oposição à tucana, uma vez que não terá nenhuma voz lhe representando na Assembleia Legislativa.
SERRA TALHADA – A ida do deputado estadual Luciano Duque para a base de Raquel Lyra pode embaralhar o cenário político de Serra Talhada, onde a prefeita Márcia Conrado (PT) é aliada de primeira hora da governadora e conta com o apoio da tucana em sua campanha de reeleição no ano que vem. O problema é que na cidade já é dado como certo o rompimento entre Márcia e Luciano, com possibilidade do deputado voltar a disputar a prefeitura. Numa eventual disputa entre Márcia e Luciano, quem teria o apoio de Raquel?
FalaPE