Ranking elege as cidades do Nordeste com mais qualidade de vida

Um levantamento feito pela Bright Cities, plataforma tecnológica que analisa os municípios brasileiros, elegeu as cidades do Nordeste com mais qualidade de vida. O estudoe usou 40 indicadores essenciais do IBGE nas áreas de prosperidade, gestão, bem-estar, segurança e infraestrutura e serviços básicos.

De acordo com o ranking, a cidade de Sobral, no Ceará, foi a melhor avaliada pelo levantamento. A cidade obteve a nota mais alta entre as cidades nordestinas, com 0,619 pontos. Sobral se destaca nos indicadores de emprego em tempo integral, conectividade aérea, número de novas patentes e população vivendo acima da linha da pobreza. Sobral também foi a única cidade do Nordeste a ficar entre as 50 melhores do Brasil no ranking geral.

Em segundo lugar no Nordeste ficou Recife, a capital de Pernambuco, com 0,612 pontos.

Recife se sobressaiu nos indicadores de dados econômicos, número de acessos à internet e a celular e infraestrutura urbana. Recife foi a 51ª colocada no ranking nacional.

As outras cidades que completaram o top 5 do Nordeste foram Barreiras e Lauro de Freitas, na Bahia, e Aracaju, em Sergipe. Barreiras teve 0,608 pontos e ficou em 54º lugar no Brasil. Lauro de Freitas teve 0,607 pontos e ficou em 55º lugar no Brasil. Aracaju teve 0,605 pontos e ficou em 57º lugar no Brasil.

A tabela abaixo mostra o ranking das cinco cidades do Nordeste com mais qualidade de vida.

Cidade Estado Nota Posição no Nordeste Posição no Brasil
Sobral Ceará 0,619 75º
Recife Pernambuco 0,612 100º
Barreiras Bahia 0,608 126º
Lauro de Freitas Bahia 0,607 133º
Aracaju Sergipe 0,605 134º

 

Ceará e Bahia

O levantamento da Bright Cities também avaliou os estados do país e o Ceará ficou em primeiro lugar. com 0,603 pontos. A Bahia ficou em segundo lugar com 0,601 pontos.

Como é feito o ranking das cidades com mais qualidade de vida?

A iniciativa Bright Cities avaliou os índices de sustentabilidade e inovação de 326 cidades brasileiras seguindo a norma técnica NBR ISO 37120. Confira abaixo quais são os pilares técnicos e indicadores avaliados.

Pilar temático Indicadores
Prosperidade Economia, inovação, infraestrutura e condições sociais
Gestão Fatores que impactam a qualidade da gestão municipal, finanças públicas e gênero na política
Bem-estar Educação; esporte e cultura; saúde; agricultura local/urbana e segurança alimentar; meio ambiente e mudanças climáticas
Segurança Número de mortes relacionadas a incêndios, desastres naturais, acidentes industriais e mortes no trânsito
Infraestrutura e serviços básicos Quantidade de pessoas com acesso a coleta de lixo, saneamento básico e esgoto

NE9

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *