Em Lagoa Grande no Sertão de Pernambuco, ao mesmo tempo em que se aproxima o período da corrida eleitoral, questionamentos surgem no cenário politico, na questão partidária e suas conjunturas para o fortalecimentos dos lados, oposição e situação.
PSB
Em Petrolina, o presidente do diretório do Partido Socialista Brasileiro(PSB), Gonzaga Patriota desembarcou ontem(23) com a sigla de mala e cuia no grupo dos Coelhos, em apoio a reeleição do então prefeito, Simão Durando do União Brasil.
Em Lagoa Grande, o PSB através da vice-prefeita Catharina Garziera, o partido está na base até então, do prefeito Vilmar Cappellro do MDB e conta com dois vereadores eleitos, Werlianny Araújo e Mantena.
Com as altas costura políticas que está ocorrendo na união dos Coelhos com o prefeito do Recife João Campos(PSB), já é dado como certo o grupo Coelho também no PSB, um projeto de 2026 com o ex-prefeito Miguel Coelho no senado e João Campos no governo.
Aqui em Lagoa Grande, sabe-se que o já cotado para a sucessão do prefeito Vilmar, o ex-prefeito Jorge Garziera(Sem partido) tem uma forte ligação com os Coelhos, tanto que apoiou o deputado Antonio Coelho em sua reeleição.
Pergunta-se:
Como ficará o PSB em Lagoa Grande diante das alianças que vem ocorrendo de Petrolina ao Recife e com isso, o partido estará no palanque do candidato do prefeito Vilmar Cappellaro?
Qual o poder de intervenção terá o ex-deputado federal Gonzaga Patriota, para definir o rumo do vereador Mantena, seu fiel escudeiro e aliado de primeira hora no município?
O prefeito Vilmar Cappellaro segundo os bastidores, já vem montando estratégia partidária para a disputa em outubro, no entanto, outra pergunta já surge;
Sendo Jorge Garziera, seu indicado a sucessão, em qual partido deverá vim?
Isso porque, os mais próximos de Vilmar Cappellaro, comentam que o candidato do atual gestor terá que vim do seu partido, o MDB, questão de honra.
O PSB em Lagoa Grande teve grande destaque com Lucas Ramos obtendo 2.575 votos um percentual de 16,93%, sendo o segundo mais votado para federal, sem apoio de Cappellaro e seu grupo, mas alinhado com outras lideranças locais.