Dezoito jovens de várias unidades socioeducativas da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) acompanharam, entre sexta-feira (19) e domingo (21), uma série de shows e peças em teatros da Região Metropolitana do Recife, dentro da programação da 30ª edição do festival Janeiro de Grandes Espetáculos. As visitas fazem parte de uma parceria da Funase com a Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (Apacepe).
Na sexta-feira, dois jovens em cumprimento de medida socioeducativa no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Cabo de Santo Agostinho assistiram ao espetáculo “Tranquilli”, no Teatro de Santa Isabel. Já no sábado (20), dois socioeducandos do Case Pirapama acompanharam a peça “Quatro Luas”, no Teatro Marco Camarotti.
Por fim, no domingo, cinco socioeducandos do Case Jaboatão dos Guararapes e três socioeducandas do Case Santa Luzia assistiram à apresentação “Nordeste, Dança e Música”, no Teatro do Parque, enquanto outros quatro jovens do Case Pirapama e dois do Case Vitória de Santo Antão acompanharam a montagem “Clássicos do Cinema”, no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu.
Além desses espetáculos, a Funase também levou socioeducandos para peças no fim de semana anterior (13 a 14). Na oportunidade, cinco meninas do Case Santa Luzia assistiram à peça “Pequeno Príncipe”, no Teatro de Santa Isabel, e quatro socioeducandos do Case Vitória de Santo Antão, junto a outros dois do Case Timbaúba, assistiram à peça “As aventuras de Simba”, no Teatro do Parque.
O socioeducando A.M., que nunca tinha ido a um teatro, conta que foi uma experiência muito boa assistir à peça “Nordeste, Dança e Música”. “Eu aprendi sobre o frevo, sobre a época de Lampião, sobre danças africanas”, comenta o jovem. Ele conclui: “Foi uma experiência muito boa, eu gostei e quero ir de novo”.
Já a socioeducanda M.N. teve a oportunidade de assistir a dois espetáculos. “Achei muito interessante ir para o teatro e gostei muito do passeio, me senti muito bem”, relembra.
O Janeiro de Grandes Espetáculos – Festival Internacional de Teatro, Dança, Circo e Música de Pernambuco ocorre até 31 de janeiro e integra o calendário cultural do Recife há 30 anos. A iniciativa oferta diversos espetáculos em teatros e circos na capital pernambucana.
Fotos: divulgação / Funase