Lagoa Grande: O Incentivo que virou desincentivo para Agentes Comunitários de Saúde(ACS) com a falta de pagamento pela atual gestão

Resultado de imagem para agentes comunitários de saúde sem salario

Em Lagoa Grande no Sertão do São Francisco, Agentes Comunitários de Saúde(ACS) estão indignados e revoltados com atual gestão do prefeito Vilmar Cappellaro(PMDB) pela falta de pagamento do incentivo, um repasse do governo federal a categoria que é pago como 14º salário pelo município.

Aprovado desde dezembro passado pela câmara de vereadores, o que era pra ser um incentivo aos ACS´s passou a ser um desincentivo para a categoria que está vivendo de promessas pela atual gestão, promessas essas não cumpridas do pagamento do referido beneficio, um direito dos Agentes Comunitários de Saúde do município.

A novela de promessa de pagamento já vem a vários dias, com diversas desculpas esfarrapadas, como, contas zeradas deixadas pela gestão anterior, regularização de senhas, computador com vírus no sistema, entre outras desculpas absurdas, uma verdadeira falta de respeito com a categoria.

De acordo com informações da categoria, após fazer um movimento da semana passada em frente a secretaria de saúde saíram com a promessa que o pagamento sairia ainda naquela semana, o que não aconteceu, mudando o prazo para estar em conta de ontem(segunda) pra hoje terça(31) o que até o momento não aconteceu.

E o mais absurdo, é que de acordo com informações dos ACS´s na semana passada houve ameaça de corte do dia, caso os profissionais saíssem das suas  áreas  para vir cobrar o pagamento.

A falta de pagamento do beneficio aos ACS´s tem virado polemicas nas redes sociais de whatsapp, diante da enrolação da atual gestão.

“Eles estão tirando onda com nossa cara”, diz um ACS.

O incentivo adicional (14º salário) tem previsão na Lei 12.994/14, além das portarias anteriores a Ela. Ele é garantido tanto aos Agentes Comunitários quanto aos Agentes de Combate às Endemias, conforme reafirmação da Portaria 2.031, DE 09/12/15.

O incentivo extra ou adicional (denominado popularmente de 14º salário) deve ser garantido tanto aos Agentes Comunitários de Saúde quanto aos Agentes de Combate às Endemias, é o que diz a Lei 12.994/14:

““Art. 9º-D. É criado incentivo financeiro para fortalecimento de políticas afetas à atuação de agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.”

Como perguntar não ofende: Quando será que essa promessa de pagamento vai se cumprir com os ACS´s já que o prefeito Vilmar Cappellaro diz ter elegido o servidor como prioridade da sua gestão?

Com a palavra, a prefeitura municipal de Lagoa Grande(PE).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *