III Conferência de Educação de Cabrobó debateu o Plano de Educação e o Sistema Municipal de Ensino

III Conferência Municipal de Educação (7) Encerramento

Realizada na quinta-feira (21), no auditório da Escola Estadual Senador Paulo Guerra, a III Conferência Municipal de Educação de Cabrobó – COMEC 2017 reuniu, educadores, gestores, coordenadores, professores, representantes dos conselhos municipais e sociedade civil, etnias quilombolas e indígenas, entidades religiosas, representantes de bairros, profissionais de saúde e da assistência social, vereadores, secretários e representantes do poder público, para construção e fortalecimento das políticas educacionais do município.

Com o tema “A relevância da construção do sistema municipal de ensino e a apropriação das 20 metas do Plano Municipal de Educação”, a Secretária de Educação Lorena Sampaio abriu o evento pontuando a importância do momento para a educação no município. “Esse é um momento democrático para ampla discussão e articulação coletivas entorno de propostas para a educação no município”, declarou agradecendo a presença de todos.

A conferência teve o objetivo de oferecer um espaço de discussão democrática onde a comunidade opinou sobre os rumos educação brasileira. Dentro da programação foram realizadas as palestras Plano Municipal de Educação: Avaliação e Monitoramento para garantir uma educação de qualidade e inclusiva proferida por Pedro Kaio Alves de Carvalho; e Sistema Municipal de Educação: Regulamentação, Organização e Funcionamento ministrado por Augusto Carvalho.

Entre as vinte metas discutidas para o Plano Municipal da Educação estão elevar a taxa de alfabetização, escolaridade média, apoiar a qualificação de professores, a formação em nível superior, e os planos de cargos e carreiras dos profissionais de magistério.

Foram realizadas duas oficinas com os participantes em seguida o debate das propostas discutidas nas atividades. Também foram eleitos os delegados 2018 que vão representar Cabrobó nas Conferências Estaduais e Nacional.

O prefeito Marcilio Cavalcanti participou da abertura dos trabalhos e falou dos avanços que o município alcançou na educação. “Ainda temos um caminho pela frente, mas a educação em Cabrobó avançou expressivamente: qualidade na merenda escolar, aumento no salário dos professores, adesão ao programa Cisterna nas Escolas, premiação nas cinco modalidades Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais (Regular) e Anos Finais (Integral) através do Programa Educação Integrada em parceria com o Governo do Estado e recuperação da frota do transporte escolar. Esse momento é de construção para avançarmos no Plano Municipal de Educação e no Sistema Municipal de Ensino”, detalhou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *