Barragem de nível seca e deixa sem água 14 mil moradores de distrito de Ipojuca, no Grande Recife

Descarga de fundo do manancial foi aberta por pessoas não autorizadas, informou a Compesa (Foto: Divulgação/Compesa)

Os 14 mil moradores de Camela, distrito de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, estão sem água desde a tarde desta quarta-feira (4) após a barragem de nível que abastece a localidade ter ficado vazia. A normalização do abastecimento deve ocorrer na noite da quinta-feira (5), de acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

Ainda segundo a Compesa, o esvaziamento foi ocasionado pela abertura, realizada por pessoas não autorizadas, da descarga de fundo — equipamento utilizado para manutenção e controle da água — do manancial, que é alimentado pelo Riacho São Pedro. Isso impediu que a companhia conseguisse captar e tratar a água para atender à população do distrito.

Por meio de nota, a Compesa informou que vai registrar um Boletim de Ocorrência (BO) no município de Ipojuca para que a polícia possa identificar os autores da irregularidade. “A companhia também vai utilizar instrumentos para impedir o manuseio indevido da descarga. A expectativa é que a barragem recupere a vazão de 24 litros/segundo à tarde, quando será possível retomar a captação e bombeamento da água para tratamento e distribuição à população”, finaliza o texto.

G1/PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *