Aumento de 11,68% solicitado pela Compesa vai prejudicar todos os pernambucanos

Coluna do Diego Lagedo: A Compesa solicitou um aumento de 11,68% nas tarifas de água e esgoto à Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe). O fato foi denunciado pela deputada Priscila Krause, que pediu que os pernambucanos se manifestem contra a medida.

Não é de hoje que a Compesa vem colocando o fardo da crise econômica nos ombros dos pernambucanos. No auge da pandemia, quando o desemprego atingiu níveis históricos em Pernambuco, a Arpe autorizou que a Compesa desse um aumento de 2,40% em janeiro de 2021 e mais 11,9% em agosto do mesmo ano.

Dessa vez, quando o estado começa a sair da crise, a Compesa quer um novo aumento acima da inflação, que, inclusive, pode gerar um efeito em cadeia nos preços cobrados por produtos e serviços no estado. A empresa pública mostra que não está cumprindo sua função social, tendo em vista que apresentou resultados positivos nas suas últimas demonstrações contábeis.

A tarifa mínima de água e esgoto da Compesa ultrapassa os R$ 100, enquanto a tarifa mínima de energia elétrica em Pernambuco é várias vezes menor que isso. Já passou a hora de discutir sobre a privatização da Compesa.

Crítica: A deputada Priscila Krause denunciou e criticou o novo aumento que a Compesa quer impor em Pernambuco: “A Compesa administrada pelo PSB é recordista em aumentos da conta de água, ano passado foram dois e agora, a um mês do reajuste anual, previsto para julho, protocolam pedido de revisão extraordinária, um tipo de aumento que pouquíssimas companhias de abastecimento do País tem realizado”.

Pernambuco em Pauta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *