A posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 39º presidente eleito do Brasil desde a proclamação da República, acontece neste domingo (1), em Brasília. O roteiro da posse prevê a chegada de Lula e seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), à Catedral Metropolitana às 14h20 (horário de Brasília). De lá, eles sairão em tradicional cortejo rumo ao Congresso Nacional. A sessão solene de posse terá início às 15h, com a execução do Hino Nacional, a assinatura do termo de posse e um pronunciamento à nação. O evento será transmitido pela TV Globo e outros canais de TV aberta, podendo ser assistido online pelo Globoplay e pelos sites oficiais das emissoras.
No mesmo dia acontece o Festival do Futuro, uma festa popular para comemorar a vitória de Lula. O evento começa a partir das 11h, na Esplanada dos Ministérios, e conta com shows gratuitos de diversos artistas. Baiana System, Martinho da Vila, Margareth Menezes, Pabblo Vittar e Duda Beat estão entre os nomes confirmados. A seguir, veja como será a posse de Lula e como assistir ao evento pela Internet.
Que horas é a posse de Lula? Entenda roteiro
A cerimônia de abertura terá início às 13h45 com a chegada dos convidados, chefes de Estado e de governo. Somente às 14h20 o presidente eleito deve chegar à Catedral de Brasília junto ao vice Geraldo Alckmin. Logo em seguida, Lula sairá em carro aberto em direção ao Congresso, um percurso que deve durar 10 minutos. A sessão solene deve começar às 15h, quando Lula fará o Compromisso Constitucional e assinará, juntamente com Alckmin, o termo de posse. Após o pronunciamento, o presidente seguirá para a área externa do Congresso para uma cerimônia de honras militares e também participará da solenidade no Itamaraty.
- 13h45 – Chegada de convidados, chefes de Estado e de governo ao Congresso Nacional