Agricultores do Pontal Perenizado acampa na comporta do canal secundário do Pontal Norte

Mais de 100 famílias estão acampadas na comporta do canal secundário do Pontal norte em um movimento de vigília pela água, os agricultores estão dispostos a deixarem o local só quando a água chegar na barragem da Lagoa da Pedra .

O movimento é pacífico, quando chegamos às 05:50h , encontramos a comporta aberta, não aceitamos fechar enquanto a água não chegar no local estabelecido, pode ser que demore até 30 dias.

Em 1998, com uma sobra d’água do Projeto de Irrigação Maria Tereza, era o início dos sonhos de 452 famílias que praticam a agricultura familiar no riacho do Pontal. Com o início do Projeto Pontal Sul e Norte, aumentava a perspectiva de dias melhores.

Alguns meses depois, com a ocupação total dos lotes do Projeto Maria Tereza, o riacho do Pontal passou a receber água do canal do Projeto Pontal.

Hoje estamos irrigando 600 hectares de terra, cultivando diversas variedades frutíferas e agriculturas de subsistências, gerando mais de 1 mil empregos diretos, com faturamento bruto anual de mais de 3 milhões de reais da agricultura e pecuária.

Desde o início deste ano de 2023, o Consul Pontal tem alertado a CODEVASF para o risco de colapso hídrico no Pontal Perenizado, e em nenhum momento houve uma certa preocupação para esse anunciado colapso .

Segundo Reginaldo Alencar, presidente do Consul Pontal, (Conselho de Usuários da Água do Pontal Perenizado e Adjacências), o que faltou para termos a tão sonhada segurança hídrica foi somente falta de vontade de quem estava no comando da CODEVASF. Pois temos terras férteis, homens e mulheres e jovens trabalhadores. Estamos a menos de 50 quilômetros do rio São Francisco, estamos gerando emprego e renda com 4 tomadas de água do canal do Pontal desaguando no riacho do Pontal, temos a certeza de uma vazão de água suficiente para atender o projeto Pontal Sul, Norte e Pontal Perenizado, pois há mais de 35 anos atrás foi feito o projeto hidrológico para irrigar 3.600 hectares do Pontal Sul e 4.200 hectares do Pontal Norte, e naquele momento usaram como parâmetro para chegar à necessidade hídrica para atender os 7.800 hectares dos dois perímetros, os sistemas de irrigação de alto consumo, como; aspersor, Canhão e Pivô Central.

Na década de 90, chegou à nossa região, dois sistema de irrigação localizada; micro-aspersor e gotejamento, que otimizam uma economia no consumo de 60%. Sendo assim, há possibilidade da CODEVASF atender ao Pontal Perenizado sem causar nenhum prejuízo ao projeto de irrigação Pontal Sul e Norte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *