Demandas ambientais do sertão são pontuadas pela gestora da AMMA durante reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema)

imagem-64

Os membros que integram o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) estiveram  reunidos durante todo o dia desta segunda (19), na capital pernambucana, onde participaram da última reunião do ano. Quatorze cidades do sertão – Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Belém do São Francisco, Afrânio, Cabrobó, Carnaubeira da Penha, Dormentes, Floresta, Itacuruba, Petrolândia, Jatobá, Orocó e Tacaratu – foram representadas pela gestora da Agência Municipal do Meio Ambiente de Petrolina (AMMA), Denise Lima, conselheira eleita desde 2015.  A pauta contou com a deliberação de prioridades para 2017 e a composição das câmaras técnicas que darão mais celeridade e aprofundamento nas discussões das mais variadas temáticas ambientais.

“Fazemos uma avaliação extremamente positiva da nossa participação nestes últimos dois anos no Conselho Estadual, na medida em que trouxemos ao conhecimento de todos, as muitas demandas ambientais que são representativas para todo o sertão. Possibilitamos uma integração maior entre estas áreas do Estado, sugerimos ações. A Caatinga, que é um bioma riquíssimo, porém muito devastado e, de certa forma pouco conhecido, se viu no centro dos debates. Conseguimos ser inseridos em duas câmaras técnicas. Portanto, por todos estes avanços e por reconhecer que o sertão deve sempre ter voz ativa, estaremos acompanhando os trabalhos do Consema”, frisa a conselheira, Denise Lima.

Denise está aproveitando a ocasião para cobrar do diretor de Articulação e Meio Ambiente da Compesa, Aldo Santos, mais políticas públicas voltadas para o sertão. “ É preciso haver um comprometimento maior desta estatal no que diz respeito aos investimentos voltados para a minimização de impacto negativo do saneamento no sertão. Sugerimos a criação de setores responsáveis para a área ambiental, que possam atuar nas sedes regionais da empresa em consonância com as necessidades dos municípios”, enfatiza.

Durante a reunião, a gestora da AMMA distribuiu uma cartilha produzida pelo órgão ambiental de Petrolina, abordando sobre a implantação das Unidades de Conservação da Caatinga. Através do modelo inovador, coordenado pela Prefeitura do município, dez integrantes do programa recebem um estímulo financeiro para preservarem a fauna e flora típicas de Caatinga em suas propriedades rurais. A ideia é promover o desenvolvimento sustentável.

 ASCOM AMMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *